Estética

Veja como funciona a criolipólise, técnica que congela a gordura localizada

Por Redação Doutíssima 13/10/2014

Popularmente conhecida como a “nova lipoaspiração sem corte”, a criolipólise consiste em uma técnica que usa baixas temperaturas para acabar com a gordura localizada. O aparelho é colocado na superfície da pele, fazendo as células de gordura serem congeladas a temperaturas negativas para serem destruídas.

criolipolise

Processo que usa congelamento é conhecido como lipoaspiração sem corte. Foto: iStock, Getty Images

Em contato com a baixa temperatura, as células de gordura – chamadas de adipócitos – se rompem totalmente. Em consequência, o corpo entende que elas não fazem mais parte do organismo e as expele naturalmente.

 

A criolipólise não é considerada um procedimento cirúrgico, já que é feita com um aparelho específico cujos aplicadores acoplam-se perfeitamente às diferentes áreas do corpo.

 

Como funciona a criolipólise

 

A eliminação dos adipócitos destruídos pela baixa temperatura é feita pelo sistema imune e a gordura no interior das células é conduzida ao fígado pelo sistema linfático para sua metabolização.

 

Como o sistema linfático leva apenas uma pequena quantidade diária de gordura para ser metabolizada, não há perigo de sobrecarga do fígado nesse processo.

 

No entanto, é importante entender que a criolipólise não é um tratamento para sobrepeso ou obesidade. A técnica é uma opção para pessoas que tenham gordura localizada em algumas regiões corporais – os famosos “pneuzinhos”.

 

Além disso, ela pode ser feita apenas em algumas partes do corpo, que se adaptam bem ao equipamento. Não é possível fazer no rosto, por exemplo. De acordo com o fabricante do aparelho, há a perspectiva do lançamento de ponteiras que se adaptem a outras partes do corpo.

 

Quando fazer a criolipólise

 

Outra informação importante é que a criolipólise pode ser feita em qualquer estação do ano, inclusive no verão. No entanto, caso a ideia seja ver os resultados na estação mais quente do ano, o ideal é se programar antes, já que o resultado completo leva de dois a três meses para aparecer – após 10 dias, no entanto, é possível notar mudanças.

 

O tempo de tratamento de uma área de 20 por 20 centímetros dura aproximadamente uma hora. Além disso, a técnica pode ser feita em mais de uma região no mesmo dia sem riscos ao paciente. Caso a gordura removida na primeira sessão não tenha sido suficiente, uma segunda sessão pode ser feita cerca de dois meses depois no mesmo local.

 

Ainda que muito recomendada na atualidade, nem todo mundo pode fazer a criolipólise, sendo necessária antes do procedimento uma avaliação detalhada da pessoa.

 

O método é contraindicado para pessoas com sensibilidade ao frio, com hérnias no local da aplicação, infecções na pele, gestantes e quem passou por cirurgia recentemente.

 

Para quem pretende emagrecer, vale lembrar que o método combate a gordura localizada e não o excesso de peso, pois não atinge gordura em todas as áreas do corpo ou mesmo a visceral, gordura que se deposita entre os órgãos.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!