Estética

Biotina é aliada nos cuidados de saúde e beleza

Por Redação Doutíssima 26/05/2015

Incluir vitaminas na alimentação faz toda a diferença na saúde e na aparência. A biotina, por exemplo, é uma vitamina do complexo B que atua no organismo como uma enzima, processando gorduras e carboidratos. Além disso, possui propriedades que acalmam o sistema nervoso e ajudam a manter o cabelo e as unhas com um aspecto saudável.

 

Ela é uma vitamina hidrossolúvel. Isso significa que é absorvida pelo intestino e, em seguida, levada aos tecidos através da circulação sanguínea. É importante repô-la diariamente, pois o corpo humano não tem capacidade de armazená-la.

biotina

Vitamina do complexo B pode ajudar na diminuição do colesterol ruim no organismo. Foto: iStock, Getty Images

De acordo com o portal de saúde americano Med Health, todas as vitaminas do complexo B são extremamente importantes para a saúde. Seus micronutrientes podem ser considerados essenciais para o bem-estar.

Entenda todos os benefícios da biotina

Se você quer que seu corpo seja capaz de metabolizar bem as gorduras e açúcares ingeridos ao longo do dia, é importante incluir essa vitamina na alimentação. Ela ajuda a processar praticamente todos os alimentos consumidos, proporcionando energia ao corpo.

Outro ponto positivo da substância é que ela age na formação da pele. Assim, auxilia no fortalecimento das unhas, no combate à queda de cabelo e na renovação das células, contribuindo para uma aparência bonita e jovial. E os benefícios não param por aí: a vitamina é também uma poderosa aliada na redução do colesterol ruim no sangue.

Sua carência no organismo traz consequências. Um dos primeiros indícios é a queda de cabelo, ou fios enfraquecidos. Outros possíveis efeitos da falta dessa substância são o retardo no desenvolvimento, alterações na visão, no couro cabeludo e na audição.

Além disso, consumir alimentos que contenham biotina ajuda a evitar dores musculares, flacidez e anemia. Se você estiver de dieta, saiba que essa vitamina também pode ser uma boa aliada na perda de peso, pois acelera o processo metabólico do organismo.

Saiba como incluir a biotina no cardápio

A maneira ideal de consumir essa vitamina é através da alimentação, embora ela também esteja disponível em cápsulas. Há vários alimentos ricos em vitaminas do complexo B, como os derivados do leite e ervas, especialmente o espinafre.

 

A biotina está contida, também, em várias frutas. Melancia, abacate e morango são excelentes opções para quem quer potencializar sua ingestão. Incluir peixes na alimentação também é necessário. Por fim, as sementes e nozes contribuem com altas quantidades da substância para o organismo.

 

É preciso tomar alguns cuidados para garantir que ela seja bem absorvida pelo organismo. A ingestão de bebidas alcoólicas, por exemplo, prejudica a sua absorção. A clara de ovo crua também causa esse efeito.

 

Não há uma quantidade exata da vitamina a ser consumida diariamente. Não há casos conhecidos de efeitos colaterais ocasionadas pelo excesso de biotina. Isso porque o corpo humano é capaz de absorver apenas a quantidade necessária para o seu bom funcionamento, eliminando o excesso através da urina.

 

A recomendação dos nutricionistas é consumir cerca de 100 a 200 microgramas de biotina por dia. Para garantir isso, basta manter uma alimentação diária equilibrada.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!