Motivação

O poder do abraço: veja benefícios à saúde física e mental

Por Redação Doutíssima 12/05/2015

Que o poder do abraço é infinito, ninguém se atreve a duvidar. Mas depois que a ciência comprovou, ficou ainda mais gostoso o ato de abraçar. Porém, o que se sabe é que precisa ser feito de acordo com a vontade da pessoa, ou seja, é fundamental gostar. Caso contrário, o efeito pode ser bem diferente.

 

Olhar científico sobre o poder do abraço 

Pesquisadores da Universidade Médica de Viena (Áustria) concluíram em estudo de 2013, que o abraço faz muito bem para a saúde física e mental. A pesquisa apontou que, além de fazer bem, abraçar (e ser abraçado) reduz o estresse, o medo, a ansiedade e a pressão arterial.

o poder do abraco

Abraçar alguém que gostamos pode reforçar as relações e aumentar a autoestima. Foto: iStock, Getty Images

Outros resultados semelhantes sobre o poder do abraço foram obtidos em um estudo feito por pesquisadores da Universidade da Carolina do Norte (EUA). A pesquisa concluiu que, após abraços com parceiros, as mulheres tendem a reduzir mais facilmente a pressão sanguínea.

Conforme os pesquisadores, esse efeito cardio protetor da ocitocina (liberada durante o abraço e que é conhecida como “o hormônio do amor”) pode ser maior para as mulheres porque elas têm níveis de cortisol (liberado pelo corpo em situações não agradáveis e conhecido como “o hormônio do estresse”) mais baixos do que os homens.

Já um estudo da UK’s Manchester Metropolitan University, da Inglaterra, concluiu que abraços frequentes reforçam o sistema imunológico, aumentando os níveis de hemoglobina (pigmento do sangue responsável por transportar o oxigênio aos tecidos de todo o corpo) no organismo.

Mas o poder do abraço não para por aí. Ele ainda melhora a memória e promove a liberação de endorfinas, substâncias conhecidas como “narcóticos naturais”, capazes de reduzir a dor e promover a euforia.

Esses efeitos benéficos que têm o poder do abraço ocorrem graças à liberação da ocitocina. Além dela, o ato de abraçar libera ainda a dopamina, um estimulante que produz uma sensação de prazer no cérebro.

Só tem um porém. A ocitocina só será liberada pelo corpo se abraçamos alguém que gostamos, confiamos ou conhecemos muito bem.

Os autores do estudo da Universidade Médica de Viena ressaltaram que abraçar alguém que não nos seja tão agradável pode causar um efeito contrário, já que nessas ocasiões, o hormônio liberado é o cortisol.

O que faz o poder do abraço

Veja alguns benefícios do poder do abraço para a sua saúde:

1. Promove prazer

Com a liberação da ocitocina (hormônio do bem-estar ou do amor), e de endorfinas, a felicidade da pessoa aumenta.

2. Aumenta a autoestima

Faz com que você se sinta sexy e libera dopamina, que aumenta o desejo sexual. E sexo também faz bem para a mente e o corpo.

3. Reduz o estresse e a pressão arterial

Acontece graças à ocitocina, e nesse caso, diminui riscos de desenvolver doenças cardíacas, estresse e ansiedade.

4. O contato íntimo reforça a relação emocional

Seja entre mãe e filhos ou entre amigos ou ainda namorados, o abraço reforça as relações e cria momentos saudáveis.

5. Forma de comunicação

O abraço é um veículo que transmite compreensão e empatia e pode ser uma maneira saudável de falar sobre sentimentos.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!