Motivação

Fique por dentro dos benefícios de um sorriso

Por Redação Doutíssima 21/01/2015

A aparência estética da pessoa, infelizmente, ainda é um dos requisitos para conseguir uma boa vaga de emprego, principalmente naqueles que lidam com o atendimento ao público. Entre as primeiras coisas que um empregador irá observar em você é o seu sorriso.

 

Sorriso compõe o cartão de visitas

 

O nosso rosto é o nosso cartão de visita, responsável por fornecer a primeira impressão que as pessoas terão de nós. Por conta disso, ter dentes brancos e lineares é algo desejado pela maior parte das pessoas.

sorriso

Sorrir traz uma série de aspectos positivos para a vida pessoal e profissional. Foto: iStock, Getty Images

Ele é o instrumento que usamos para demonstrar o nosso humor e o nosso carisma. É por isso que as vagas de emprego geralmente vão para quem consegue conquistar os clientes por meio deles – e de forma espontânea.

 

Além de prejudicar a aparência física, um sorriso feio também é responsável por baixar nossa autoestima. Afinal, ninguém quer aparecer nas fotografias com dentes tortos e amarelos. Conter o riso natural, ou levar a mão até a boca, também são sintomas de que a estima foi afetada.

 

Na hora da paquera, por exemplo, ele também é primordial. Você nunca viu, nem conversou com a pessoa antes – provavelmente, o que vai te atrair nela são os aspectos físicos. Então, dentes brancos, grandes e retos são sempre um bônus.

 

Sorriso também faz bem para à saúde

 

Além de beneficiar no âmbito profissional e amoroso, o sorriso pode ajudar no combate a vários problemas e doenças que prejudicam a nossa saúde.

 

Por exemplo, rir diariamente diminui em mais de 60% as proteínas que causam inflamação e riscos de complicações cardíacas.

 

Pesquisas realizadas na Universidade de Loma Linda, nos Estados Unidos, apontam que a risada aumenta os níveis do bom colesterol em até 26% ao ano – isso somado ao uso contínuo da medicação adequada para o tratamento.

 

O estresse do dia a dia é um dos principais sintomas da pressão alta, mas dar boas gargalhadas pode amenizar este problema. Assistir programas de comédia, ou fazer atividades que lhe deixem feliz, auxiliam na circulação do sangue, podendo aumentar o fluxo em até 22%.

 

Rir com frequência também é um ótimo exercício de fortalecimento para os seus pulmões. Quando você sorri, está inalando e expirando ar, e isso faz com que eles absorvam mais oxigênio e expulsem impurezas.

 

Sabe aquela risada que faz você perder o fôlego e doer a barriga. Pois é. Ela ajuda mesmo sem você se dar conta no seu processo digestivo. Ao rir, seus músculos recebem estímulo e passam a agir com mais potência na digestão.

 

O sorriso também previne as rugas. Então, mulheres vaidosas: sorriam! Uma risada movimenta 12 músculos de nosso rosto, enquanto uma gargalhada mexe com 24. Conversar e rir paralelamente move em torno de 84 músculos faciais.

 

Quando você está rindo, seu organismo está a todo vapor! De 70 pulsações por minutos, o seu coração vai a 120 batimentos, aumentando o seu ritmo cardíaco e a circulação sanguínea. O resultado disso é a melhor oxigenação das células e tecidos.

 

E o melhor do sorriso é que ele é contagioso. Ele aproxima as pessoas, espalhe a felicidade e é responsável por criar novas amizades.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!