Gestante

Entenda as mudanças que ocorrem na barriga de gestante

Por Redação Doutíssima 15/05/2015

A barriga de gestante é uma expectativa da mulher que vai ser mãe, do cônjuge, das amigas da grávida e dos familiares. Porém, por mais que ostentar uma barriga grande por aí pareça interessante, a mulher precisa se preocupar com alguns detalhes que, se não cuidados, podem deixar sequelas para o resto da vida.

 

Barriga de gestante: mudanças

Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), por causa das mudanças hormonais, as mulheres grávidas precisam redobrar o cuidado com a pele. Alergias, manchas na pele, estrias, pele muito oleosa e pele muito seca são exemplos de mudanças que ocorrem no corpo da mulher.

barriga de gestante

As mulheres grávidas precisam redobrar os cuidados com a hidratação da pele. Foto: iStock, Getty Images

Por isso, a SBU ressalta a importância do cuidado, do uso de cosméticos e da consulta a um dermatologista. Afinal, a prevenção é a melhor forma de cuidar da hidratação da pele, principalmente da barriga de gestante e dos seios, que sofrem com o estiramento.

1. Manchas na pele

Segundo estatísticas, são comuns em cerca de 70% das mulheres grávidas. Podem ter tonalidade marrom escura no rosto, bochechas e nariz. Podem aparecer durante o primeiro trimestre da gravidez, acentuando-se nos últimos meses.

2. A linha negra (ou nigra)

Esse é um tema que tem despertado muita curiosidade. Muitas futuras mamães querem saber como se forma aquela linha vertical escura que surge na barriga de gestante, na maioria das vezes entre o umbigo e a pelve.

A linha ocorre pela distensão abdominal da gravidez, que faz com que as fibras do tecido conjuntivo separem os músculos da parede do abdômen dos dois lados. A linha também pode ter causa hormonal.

3. As indesejáveis estrias 

O perímetro da barriga de gestante cresce consideravelmente. Esse crescimento pode ser maior ou menor, dependendo do tamanho do bebê, se são gêmeos, entre outros fatores. Isso acarreta, em algumas ocasiões, as indesejáveis estrias, o terror das grávidas.

No começo, em geral, são vermelho-azuladas, e aparecem além da barriga, nos seios, quadris, nádegas e coxas. As mulheres com tecido conjuntivo fraco estão mais sujeitas a terem estrias. Após o parto, as estrias regridem, mas as marcas permanecem.

Para evitar esse problema, o ideal é apostar em uma alimentação rica em albumina, que contenha muita vitamina C (frutas e verduras frescas) e pró-vitamina A (queijos, ovos, cenouras, brócolis), que auxiliam na capacidade de dilatação dos tecidos. Aplicação diária de hidratantes manipulados especialmente para isso também ajuda.

 

barriga de gestante 

Cuidados com a barriga de gestante

Para uma boa pele na gestação, você pode considerar algumas atitudes. Confira:

1. Produtos

Não use nada na pele sem o conhecimento do seu médico, pois pode ser absorvido pelo sangue e passar para o bebê.

2. Sol

Evite tomar sol, mas se fizer, use protetor solar fator 50 ou 60, pra prevenir as manchas.

3. Peso

 

Mantenha um peso corporal adequado durante a gravidez.

 

4. Cosméticos

Use cremes hidratantes com vitaminas A e D.

 

5. Cuidado com produtos

Não use cremes antirrugas ou antiacne que contenham retinoides, bem como creme anticelulite, dermoclareador ou tratamento de mesoterapia. Consulte seu médico antes de aplicar esses produtos.

 

6. Tratamentos

Esqueça os tratamentos com laser ou com peeling.

7. Hidratação

Beba muita água. A hidratação é fundamental.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!