Dica do Nutricionista

Aprenda 3 receitas simples e saudáveis de sorvete de iogurte

Por Redação Doutíssima 22/05/2015

O sorvete de iogurte pode ser uma deliciosa alternativa para quem não consegue resistir a sobremesas. Muitas pessoas acham que sem a sobremesa, a refeição não foi completa. Ok, afinal, elas fazem parte daquela lista de prazeres que deixam o dia, digamos, mais doce. Mas aí é que está o problema, no doce. Por isso, o iogurte pode ser um ótimo substituto.

 

Sorvete de iogurte para substituir açúcar

Geralmente, as sobremesas escolhidas pelas pessoas são recheadas de açúcar. É onde mora o perigo. O consumo em excesso dessa substância pode fazer mal ao organismo e até aumentar as chances do desenvolvimento de algumas doenças, como a diabetes.

sorvete de iogurte

Sorvete com iogurte pode ser alternativa para não consumir açúcar em excesso. Foto: iStock, Getty Images

Para substituir as sobremesas ricas em açúcares, o sorvete de iogurte aparece como uma solução, como explica a nutricionista Michele Blankenheim. E quando se fala em sobremesa saudável, é impossível não citar as rainhas da festa: as frutas. Você pode armazená-las e mantê-las congeladas para preparar o seu sorvete.

“As frutas congeladas conservam muitas propriedades nutricionais, por isso podem ser consumidas nesse estado”, comenta Michele. De acordo com ela, o iogurte é excelente fonte de cálcio, tem bactérias probióticas benéficas para a flora intestinal.

Assim, o sorvete de iogurte reúne boa parte do que interessa quando o assunto é a promoção da saúde. E os benefícios dele vão ainda muito além. “O iogurte é também fonte de proteínas, que atuam na construção, reparação e renovação de todos os tecidos do corpo”, explica a nutricionista.

Sorvete de iogurte em 3 versões

Abaixo, você confere opções de preparo dessa deliciosa sobremesa. São simples de fazer e que vão conquistar toda a família depois daquele almoço delicioso. Acompanhe:

1. Frozen de iogurte

Ingredientes:

– 1 copo de fruta congelada (banana, morango ou maçã)

– 2 colheres de sopa de iogurte natural

– Mel, se necessário

sorvete de iogurte

Fácil de fazer, frozen de iogurte cai bem com morango, banana ou maçã. Foto: Shutterstock

Modo de preparo:

Bata as frutas no liquidificador com o iogurte natural e o mel. Sirva em seguida.

2. Sorvete de iogurte

Se você quiser usar somente o iogurte, sem a adição de frutas, a opção abaixo pode ser bem interessante.

Ingredientes:

– 1 caixinha de creme de leite

– 6 colheres (sopa) de açúcar

– 400 gr de iogurte grego

sorvete de iogurte

Para quem quer descartar as frutas, a opção é o sorvete de iogurte puro. Foto: Shutterstock

Modo de preparo:

Você deve, em primeiro lugar, bater todos os ingredientes no liquidificador. Em seguida, ponha em um recipiente e mantenha no congelador por oito horas.

Retire do congelador e bata mais uma vez. Logo em seguida, coloque novamente no congelador. Uma dica bem saborosa é você escolher uma geleia de frutas, esquentá-la em uma panela e, antes de servir o sorvete de iogurte, jogar um pouco em cima.

3. Sorvete de banana com iogurte

Ingredientes:

– 4 bananas maduras

– 2 potes pequenos de iogurte grego

– 1 colher (sopa) de mel

sorvete de iogurte

Aposte em um sorvete de iogurte com banana para a sobremesa em sua casa. Foto: Shutterstock

Modo de preparo:

Você deve picar bem as bananas e triturá-las no processador ou no liquidificador. Acrescente o iogurte grego e o mel e, em seguida, bata bem até que esteja formado um creme liso e homogêneo. Ponha em um recipiente próprio para ir ao freezer e espere congelar (em torno de duas horas). Tire do freezer 20 minutos antes de servir.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!