Dica do Nutricionista > Nutrição

Benefícios da vitamina C podem ajudar seus objetivos fitness

Por Redação Fortíssima 06/04/2016

Se você quer perder gordura ou construir um corpo mais músculo, um estilo de vida ativo é capaz de ajudar. Saber quais alimentos ingerir também pode fazer a diferença. Os benefícios da vitamina C, por exemplo, podem ajudar a diminuir os níveis de gordura e melhorar o seu desempenho na academia.

Benefícios da vitamina C na musculação

Garantir a dose diária de vitamina C não só ajuda o corpo a funcionar corretamente, mas também auxilia na perda de peso. Não é à toa que pessoas que têm deficiência da substância costumam ter mais dificuldade em perder massa gorda, segundo um estudo publicado no Jornal of the American College of Nutrition.

Ou seja, pode ser uma ótima ideia consumir alimentos ricos em vitamina C antes do seu treino de musculação. Ela ajuda ainda a regular o hormônio do estresse. Trata-se do cortisol, cujo trabalho específico é armazenar gordura corporal – principalmente na barriga.

Ter níveis inadequados dessa vitamina leva ainda à diminuição do uso de gordura durante o exercício físico, de acordo com um estudo publicado na revista Nutritional Metabolism. Em outras palavras, é possível que você queime menos calorias do que realmente poderia.

Não bastasse isso, como é um antioxidante, a vitamina protege as células musculares dos danos dos radicais livres. Como resultado, há um aumento da recuperação e do crescimento dos músculos após o exercício.

O ácido ascórbico, como a vitamina também é conhecida, está envolvido ainda no metabolismo de aminoácidos, principalmente na formação de colágeno, o principal constituinte do tecido conjuntivo, que mantém juntos ossos e músculos.

Talvez não soe importante, mas bons níveis garantem que, ao levantar pesos elevados, você não coloque tanto estresse em sua estrutura corporal. Se o tecido conjuntivo não é tão saudável e forte como deveria ser, é possível aumentar o risco de lesões de forma drástica.

benefícios da vitamina C na musculação

A laranja é uma das principais fontes de vitamina C. Foto: iStock, Getty Images

Outros benefícios da vitamina C

A vitamina C é capaz de ajudar na busca por um corpo perfeito, mas há muito mais que ela pode fazer pela sua saúde. Desde os tempos antigos, ela tem sido usada para tratar uma série de problemas relacionados à pele.

Atualmente, é usada em vários hidratantes, máscaras de beleza e máscaras para proporcionar brilho natural à derme. Ela também pode estimular a conversão do colesterol em sais biliares, que podem ser facilmente eliminados do corpo.

O resultado é que você conseguirá reduzir seus níveis de colesterol naturalmente. Possuindo também propriedades antioxidantes, ela pode eliminar os radicais livres e reduzir o risco de doenças cardíacas e acidente vascular cerebral.

Para quem deseja incluir essa substância na alimentação do dia a dia, há várias fontes disponíveis. Dentre as mais importantes estão frutas críticas, uva, morango, framboesa, repolho, couve-flor, outros vegetais de folhas, batata, brócolis, pimentões, agrião, salsa, melão e kiwi.

E aí, agora que você aprendeu os benefícios da vitamina C, já sabe como inclui-la na alimentação? Conte para a gente! Também compartilhe suas experiências e tire suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!