Cabelos

Queda de cabelo feminino pode ser combatida. Veja como

Por Redação Doutíssima 08/12/2014

O cabelo, especialmente para as mulheres, é um dos mais fortes símbolos de feminilidade. Objeto de muita dedicação demanda horas de cuidados em salões de beleza com cortes, tintura e hidratações entre outras medidas. Assim, quando ocorre, a queda de cabelo feminino é sinônimo de desespero, não é mesmo?

 

Especialistas acreditam que a calvície das mulheres aumentou para 10% pela mudança no estilo de vida que elas estão levado e também pelo excesso de procedimentos, especialmente os mal feitos, além de causas genéticas e hormonais.

queda-de-cabelo-feminino

Cuidados básicos podem garantir cabelos bonitos e fortes. Foto: iStock, Getty Images

Maior causa da queda de cabelo feminino

 

Os hormônios são os principais causadores da queda de cabelo feminino. Sendo assim, distúrbios hormonais como ovários policísticos e problemas na tireoide podem causar este tipo de problema.

 

O estresse do dia a dia, provocado por excesso de trabalho ou acúmulo de funções também pode causar alterações nos hormônios e provocar a queda de cabelo feminino. Depressão, ansiedade e grande carência de vitaminas são outras causas da calvície nas mulheres.

 

O normal é perdemos em média 100 fios por dia. Ao se perceber uma quantidade elevada de fios perdidos, o mais indicado, é procurar orientação profissional. Quando se conhece a causa da queda de cabelo feminino, há tempo para solução.

 

Cada tipo de causa tem o seu tratamento específico. Se o problema é a tireoide, terá que se tratar deste problema. Se a causa é carência de vitaminas, as mesmas precisam ser repostas. Em caso de queda de fator genético, estresse, por químicas, entre outros, medicamentos tópicos (de uso externo) e de uso oral podem ser receitados por um médico.

 

Tratamento por dermatologista

 

Em qualquer caso, o dermatologista é o médico mais indicado para avaliar a causa e indicar um tratamento associado ou não a outro médico especialista. É ele quem vai avaliar as condições de saúde do seu couro cabeludo.

 

Existem também exames como o escâner do couro cabeludo ou a microscopia eletrônica do bulbo capilar que são capazes de avaliar a saúde do fio, bulbo capilar e couro cabeludo e qualquer anomalia é acusada. Exames clínicos também podem ser solicitados, especialmente para avaliar dosagens hormonais e de sais minerais.

 

Já há tratamentos avançados contra a queda de cabelo feminino como a eletroestimulação do couro cabeludo com microcorrentes, onde os medicamentos são fundidos no couro cabeludo com laser de baixa pressão, sem ser necessário fazer uso de injeções. Esse e outros procedimentos modernos não invasivos podem combater ou retardar a calvície em mulher.

 

Tintura causa queda de cabelo feminino?

 

Ao contrário do que se imagina, as tinturas comuns não causam a queda dos cabelos. Os bons produtos já evoluíram para tecnologias seguras. O mesmo ocorre com os tratamentos e alisamentos que, se feitos de forma correta e com produtos autorizados, podem ser seguros.

 

Produtos como cremes sem enxágue, mousse ou gel não são capazes de provocar a queda dos cabelos, podem no máximo causar ressecamento aos fios.

 

Os cabelos não devem ser mantidos presos diariamente, pois podem causar alopecia por tração e induzir a queda dos cabelos. A chapinha e o secador usados de forma errada ou em excesso podem sim causar queda dos cabelos, pois o calor pode danificar a haste capilar. Se precisa usar, ao menos intercale o uso dia sim, dia não.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!