Estética

Confira 5 maneiras de como combater a celulite sem drama

Por Redação Doutíssima 17/07/2015

Saber como combater a celulite é quase um desejo unânime entre as mulheres. Os furinhos que se formam nas coxas, no bumbum e até em outras partes do corpo são o pesadelo de quem quer ter um visual saudável e com pele lisinha.

como combater a celulite

Mercado dispõe de várias opções que amenizam e tratam a celulite. Foto: iStock, Getty Images

 

Afinal, o que é celulite?

Antes de saber como combater a celulite, é preciso entender o que causa o aspecto de casca de laranja na pele.

A celulite é um acúmulo de gordura que atinge principalmente coxas, quadris, bumbum, abdômen e braços. O que se pode ver são as células de gordura inflamadas e inchadas, que pressionam o tecido fibroso ao redor delas formando os furinhos.

A alimentação e a rotina de atividades físicas têm impacto na celulite, mas o que nem todo mundo sabe é que essa aparência desagradável tem fator genético. Isso significa que nem todas as pessoas magras estão livres dela e que nem todos os indivíduos com muita gordura acumulada vão ter muita celulite.

Por isso que a intensidade e os locais de aparecimento dos furinhos variam de pessoa para pessoa. A celulite pode ser severa e bem aparente ou leve e que só pode ser percebida quando a pele é pressionada.

 

Segundo Carlos Roberto Antonio, assessor do departamento de cosmiatria dermatológica da Sociedade Brasileira de Dermatologia, além da genética e alimentação, a celulite também tem potencial de  piorar com mudanças hormonais, postura, uso de roupas muito apertadas, ingestão de anticoncepcionais hormonais e uso frequente de salto alto.

como combater a celulite

Como combater a celulite

O especialista informa que não é possível curar ou eliminar por completo a celulite, mas que existem várias opções de tratamento que melhoram a aparência. São eles:

 

– Prática de exercícios físicos que mantém o corpo em forma e saudável

 

– Drenagem linfática, massagem que auxilia na eliminação das toxinas, na oxigenação da pele e na redução de tamanho dos nódulos de gordura

 

– Radiofrequência, que aquece as camadas mais profundas de gordura fazendo com que as células diminuam seu inchaço, reduzindo também o seu volume

 

– Infravermelho, que estimula os tecidos da pele e as camadas de gordura, produzindo colágeno e reduzindo o inchaço celular.

 

– Tratamento com vácuo, uma versão mais poderosa da drenagem linfática que usa o sistema de vácuo para ativar a circulação, eliminar toxinas e oxigenar a pele.

 

Sobre o uso de cremes e loções, o médico menciona que não há comprovação científica de que tenham algum efeito na eliminação da celulite.

 

Para não se preocupar em como combater a celulite, o jeito é viver feliz com ela. Carlos Roberto diz que não há como prevenir o aparecimento dos furinhos causados pelo acúmulo de gordura.

 

Os métodos de prevenção existem, mas eles apenas influenciam para que a celulite não piore. Para evitar uma aparência indesejada, aposte nos exercícios físicos leves, não use anticoncepcionais hormonais, deixe o salto alto no armário e fique longe de roupas muito apertadas.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!