Estética

Veja hábitos que devem ser evitados para não prejudicar a pele

Por Redação Doutíssima 17/05/2013

A pele, principalmente a do rosto, é praticamente um cartão de visitas. A partir do primeiro contato dos olhos com a face de alguém, já é possível saber algumas coisas sobre a pessoa, como idade, estado de saúde, se é vaidosa e outros detalhes.

Cuidar da pele pode parecer um grande esforço, mas evitar hábitos que prejudicam o visual do maior órgão do corpo é suficiente para causar melhoras significativas. Produtos e tratamentos caros podem até funcionar, mas não é preciso investir grande parte do seu salário neles se medidas simples forem incluídas na rotina.

pele - doutissima - iStock

Certos hábitos prejudiciais precisam ser combatidos para manter a saúde da pele. Foto: iStock, Getty Images

Hábitos que prejudicam a pele

Veja a seguir alguns hábitos que são considerados prejudiciais para a saúde da pele:

1. Dormir de maquiagem

A maquiagem ajuda muito a mascarar defeitinhos, mas quanto melhor a qualidade da sua pele, mais bonita fica a sua obra de arte no próprio rosto. Mas dormir com base, corretivo, rímel, blush e tudo mais complica a situação.

Segundo Janaína Peixoto Kowalski, professora do curso de Estética e Cosmética da Universidade Feevale, a maquiagem, se não retirada, obstrui os poros dando mais chances para o aparecimento de acne.

2. Usar pincéis de maquiagem sujos

Outro hábito ruim relacionado a maquiagem é não limpar os pincéis usados para aplicar os produtos. Aos poucos, os resíduos de pós, bases, sombras e blushes atraem bactérias que permanecem no local, transferindo-se para a sua pele quando você se maquia.

Existem shampoos específicos para limpeza de pincéis de maquiagem, mas shampoo anti-resíduo ou anti-bacteriano podem ser boas alternativas. O ideal é lavar as ferramentas que você mais usa uma vez por semana, deixando secar em ambiente arejado.

3. Espremer espinhas

Espinhas são inflamações e, de acordo com Janaína, deixar as unhas as pontas dos dedos chegar perto pode agravar a situação. Isso porque carregamos microorganismos capazes de piorar o processo inflamatório.

4. Esquecer do protetor solar

A falta de uso do protetor solar pode levar ao envelhecimento precoce da pele pela produção de radicais livres. Além disso, há chances de que manchas ou lesões se transformem em câncer de pele, lembra Janaína.

Ela ainda frisa a necessidade do protetor solar todos os dias, mesmo quando está nublado e em ambientes fechados. A radiação solar é capaz de ultrapassar vidros e nuvens, então é preciso estar protegido.

5. Usar cremes anti-idade na juventude

 

A professora Janaína explica que usar cosméticos para uma idade muito mais avançada do que a sua torna as células preguiçosas. Isso porque elas recebem dos cremes e produtos os nutrientes que elas mesmas produzem e, então, diminuem sua produção autônoma.

6. Não usar os produtos adequados

Cada pele tem necessidades diferentes e conhecer as particularidades da sua é a melhor maneira de tratá-la corretamente. Um profissional deve ser consultado para identificar a quantidade de sebo produzida naturalmente pelas células e as regiões onde há tendência ao ressecamento.

Janaína ensina que a escolha de cosméticos deve ser feita de acordo com o tipo de pele para a manutenção de um visual bonito e saudável.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar! 

 

É fã do Doutíssima? Acompanhe o nosso conteúdo pelo Instagram!