Filhos

Saiba quais as causas e como diagnosticar o atraso na fala

Por Redação Doutíssima 30/05/2015

É difícil não se preocupar com o atraso na fala em crianças. Os pais aguardam ansiosamente as primeiras palavras dos filhos e sempre há preocupação quando elas não acontecem no tempo esperado. A boa notícia é que a maioria das crianças que parecem falar “tarde” não possui qualquer problema de desenvolvimento.

 

Atraso na fala: o que é normal?

O desenvolvimento de cada criança varia bastante e a fala não foge à regra. Normalmente, as crianças são capazes de dizer uma palavra com cerca de um ano, combinações de duas palavras ou mais dos 18 meses a dois anos, e frases de três palavras antes de completar três anos.

atraso na fala

Os meninos e bebês prematuros podem demorar mais tempo para aprender a falar. Foto: iStock, Getty Images

Ao analisar o atraso na fala de uma criança, os especialistas consideram a compreensão da criança com a linguagem e como e quanto elas falam. É a partir dessa relação que sairá o parecer sobre a existência de problemas ou não – em regra, se a criança consegue se comunicar fazendo gestos, por exemplos, não há razão para preocupações.

 

Razões por trás do atraso na fala

Diversos aspectos influenciam no tempo em que as crianças começam a falar. Um estudo realizado no Reino Unido, por exemplo, sugere que dispositivos tecnológicos são os culpados por 70% dos problemas de fala nos últimos seis anos.

Além disso, o baixo peso ao nascer e a intervenção médica no nascimento são fatores que podem contribuir para o atraso na fala.

 

Existem, ainda, determinados “grupos de risco” que podem sofrer do problema. Confira quais são eles:

 

1. Meninos

É normal que desenvolvam a fala cerca de dois meses após as meninas. Aos 16 meses, por exemplo, os meninos usam em média 30 palavras, enquanto as meninas usam cerca de 50.

 

2. Prematuros

Eles, muitas vezes, demoram mais tempo que outros para alcançar metas.

 

3. Múltiplos

Fonoaudiólogos estimam que mais de 50% dos bebês que nascem de uma gravidez de múltiplos possuem algum atraso de linguagem.

 

4. Infecções de ouvido crônicas

Se o fluido no ouvido persiste por meses, principalmente no primeiro ano quando a criança começa a processar a linguagem, é possível que resulte em problemas de audição e fala.

 

5. Foco em outras habilidades

Se uma criança tem atraso na fala, mas seu desenvolvimento global está progredindo, ela pode apenas estar tentando aperfeiçoar uma outra habilidade, como caminhar, e deixando a fala em segundo plano.

 

Como identificar um problema de fala sério?

O fonoaudiólogo é o melhor profissional para determinar um verdadeiro problema de atraso na fala. Através de alguns testes, ele consegue estabelecer se a criança tem o atraso e o grau de gravidade do problema.

 

Caso o problema não esteja relacionado com condições musculares ou de desenvolvimento, são necessárias sessões de expressão oral. Siga essas dicas para estimular a fala em seu filho:

 

1. Seja ouvinte

Ouça-o e olhe para ele enquanto fala.

2. Aposte nas descrições

Descreva tudo que estão fazendo, sentindo e ouvindo para seu filho.

3. Compartilhe informações

Incentive-o a contar histórias e compartilhar informações.

4. Não pressione

Não pressione ou force o seu filho a falar.

5. Invista na leitura

Leia livros em voz alta. Caso ele perca interesse, mostre as imagens.

6. Viaje em família

Planeje viagens em família e passeios. Novas experiências dão estímulo para falar antes, durante e após o passeio.

7. Sempre responda

Responda seu filho cada vez que ele falar algumas coisa.

8. Use gestos

Gesticule junto com as palavras emitidas por você.

8. Evite críticas

Não critique erros gramaticais. Apenas modele uma boa gramática.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!