Filhos

Saiba como se comunicar de maneira efetiva com um adolescente

Por Redação Doutíssima 29/01/2014

A adolescência é um período recheado de descobertas e conflitos, pois é nessa fase da vida que os indivíduos reorganizam sua identidade e iniciam a busca por autonomia. É por isso que, nesse momento, ocorre um distanciamento dos pais – o que é motivo de preocupação para eles. Afinal, dialogar com o adolescente se torna um desafio diário.

Para que você consiga manter diálogo com o adolescente, é necessário ouvir as suas ideais. Foto: iStock, Getty Images

Para que você consiga manter diálogo com o adolescente, é necessário ouvir as suas ideais. Foto: iStock, Getty Images

 

Como se comunicar com o adolescente

Para manter uma relação de diálogo com o filho adolescente, é primordial entender a postura que ele adota no dia a dia. É comum que, durante essa fase da vida, o jovem se distancie dos pais e se aproxime dos amigos para compartilhar sentimentos e ideias. Isso acontece porque ele busca por autonomia e está em um período fundamental para o desenvolvimento.

Por isso, para que você consiga uma comunicação eficaz com o adolescente, precisa ter cuidado com a abordagem durante as conversas. Diante das mudanças próprias da adolescência, como aprimorar a comunicação com os filhos?

Valorize as ideias

 

Para que você consiga manter diálogo com o adolescente, é necessário dar espaço para as emoções e ideias que ele compartilha durante uma conversa. É fundamental que tanto os pais quanto os filhos tenham liberdade para perguntar, se expressar e dividir sentimentos.

Portanto, valorize as ideias do adolescente, mesmo que você não concorde com elas. Escute o que ele tem a dizer, ao invés de apenas despejar sermões. Dessa forma, o jovem terá a percepção de que seu ponto de vista é reconhecido – o que contribui para a sua autoestima.

Acalme os ânimos

 

Manter uma relação de diálogo com alguém requer conversas em um tom de voz calmo. Só assim cada indivíduo poderá escutar ao outro para depois expor seu ponto de vista. Quando se trata de um adolescente, isso é ainda mais importante.

Procure manter a calma durante as conversas, sem aumentar o tom de voz e fazer agressões verbais – isso só dificulta a comunicação. Se perceber que há momentos de explosão, retome a discussão em outro momento, quando todos estiverem calmos.

Seja compreensivo

 

O diálogo com um adolescente se torna mais eficaz quando os pais adotam uma postura compreensiva. Não é novidade que a adolescência é uma fase de conflitos e, muitas vezes, o jovem sente que suas questões não são compreendidas.

Por isso, evite julgamentos e demonstre que você entende os conflitos pelos quais ele passa. Sem dúvidas, isso aprimorará a comunicação.

Como abordar questões difíceis

É comum que os pais e o adolescente se sintam desconfortáveis para tratar de questões difíceis, como drogas e sexualidade, por exemplo. Entretanto, é essencial o diálogo sobre esses assuntos.

O ideal é aproveitar uma oportunidade para abordar esses temas, ao invés de marcar um horário para a conversa. No momento do diálogo, evite monólogos longos que fazem o jovem ficar na defensiva e desinteressado e conceda espaço para que ele expresse suas opiniões e dúvidas.

Não esqueça de ser sincero ao responder os questionamentos do jovem e tenha em mente que você não é a única fonte de informação que o seu filho tem. Outra dica importante é não fazer perguntas invasivas que possam deixá-lo constrangido.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!