Filhos

Veja como estimular o bebê a falar em 15 dicas

Por Redação Doutíssima 09/10/2014

Uma das maiores ansiedades dos pais é sobre a primeira palavra do filho. O que será que ele irá dizer? Quando isso vai acontecer? Não é possível prever quando a criança irá falar pela primeira vez – no entanto, existem algumas dicas que podem ser úteis na hora de estimular o bebê a falar.

estimular-o-bebê-a-falar

Faça seu filho pronunciar as primeiras palavras logo cedo. Foto: iStock, Getty Images

Se você está passando por essa fase, que tal incorporá-las na rotina do seu filho? Confira nossas dicas e seja um incentivador da fala do seu bebê.

15 dicas para estimular o bebê a falar

1. Um primeiro passo para estimular o bebê a falar é criar um bom ambiente para ele se comunicar por meio do estímulo de experiências e da necessidade de se comunicar, seja por formas verbais ou não verbais. Assim ele se verá obrigado a começar a repetir ou imitar pequenas frases ou palavras.

2. Também é importante que a criança seja estimulada a escutar os sons que a rodeia.

3. Além disso, uma forma de estimular o bebê a falar, é falando e brincando com a criança sempre que possível.

4. É importante para o bebê que você sempre o chame pelo nome, isso irá fazer com que ele fixe e queira repetir como se chama.

5. Ria, cante e fale com a criança com amor e calma.

6. Dê nome a tudo que rodeia o seu bebê. E ensine o nome das coisas para ele. Nomear brinquedos, peças de roupa, parte do corpo, alimentos, e outros diariamente irá enriquecer o vocabulário e consequentemente estimular o bebê a falar.

7. Ensine a criança a usar saudações como: “Oi” e “Tchau”.

8. Faça com que a criança observe e escute o som e as palavras que você produz;

9. Caso seu filho mostre alguma dificuldade na produção de algum som, estimule-o e encoraje-o a repetir, mostrando o modo correto e pedindo que olhe para sua boca. Isso irá retirar qualquer barreira que ele possa ter, e a ausência da insegurança irá estimular o bebê a falar.

10. Repita a palavra ou frase de maneira correta e não dê “apelidos” para objetos do cotidiano da criança. Assim, ela aprende a dar o nome correto aos objetos e isso aumenta seu vocabulário.

11. Não fale no diminutivo, pois pode acarretar a fala infantilizada.

12. Caso a criança use gestos para se comunicar, uma forma de estimular o bebê a falar está em pronunciar a frase inteira para fazer associação ao gesto e com o tempo incentivá-lo a repeti-la também.

13. Cuidado para não aborrecer a criança corrigindo-a toda vez que falar uma palavra errada. A estimulação é para ser feita de forma prazerosa e lúdica.

14. Fique atento às dificuldades da fala e linguagem nessa fase da aquisição e procure um fonoaudiólogo para orientação e/ou intervenção precoce para não afetar outras áreas do desenvolvimento da criança.

15. Elogie sempre a criança para motivá-la a evoluir na comunicação. Essa é uma boa recompensa e com certeza é muito útil neste momento tão importante.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!