Remédios Caseiros

Aloe vera: conheça os benefícios para a saúde

Por Redação Doutíssima 21/01/2015

A planta aloe vera é um dos ingredientes mais comuns em muitos produtos cosméticos, isso porque ela atua diretamente na manutenção de uma pele bonita e saudável. O que muita gente desconhece, porém, é que seus benefícios podem ir além, já que a planta é rica em diversos nutrientes e compostos que agem na melhora da saúde em geral.

aloe vera

Da ponta dos cabelos ao dedo do pé, a planta tem inúmeras propriedades a favor da saúde. Foto: iStock, Getty Images

Conhecida também como babosa, esta planta é notória por suas folhas carnudas, recheadas com um gel que é usado de diversas formas. Ela contém 75 componentes potencialmente ativos, dentre os quais destacam-se as vitaminas, as enzimas, os minerais, os açúcares, as saponinas, o ácido salicílico e os aminoácidos.

Aloe vera além do uso tópico

 

Ela contém vitaminas A (betacaroteno), C e E, que são antioxidantes. Também contém vitamina B12 e ácido fólico. Além do seu uso tópico, o consumo da aloe vera pode ser muito benéfico, já que a planta fornece 20 dos 22 aminoácidos necessários para o corpo humano e 7 dos 8 aminoácidos essenciais.

Além disso, contém ácido salicílico que possui propriedades anti-inflamatórias e antibacterianas. As saponinas, que são as substâncias de limpeza, formam cerca de 3% do gel da aloe vera e daí vem as suas propriedades antissépticas.

Principais benefícios aloe vera

 

Conheça o que mais a planta pode fazer pela sua qualidade de vida. São diversas aplicações e formas de usar que podem fortalecer todo o seu organismo.

1. É um adaptógeno

 

A aloe vera é um adaptógeno bastante conhecido. Um adaptógeno aumenta a capacidade natural do organismo em adaptar às mudanças externas e resistir a doenças. Por isso, o poder da aloe vera atua no equilíbrio do sistema do corpo, estimulando os mecanismos de defesa e de adaptação do corpo.

Isso permite que você tenha um aumento da capacidade de lidar com o estresse, seja ele físico, emocional ou ambiental, como a poluição.

2. Ajuda a digestão

 

A má digestão está relacionada a muitas doenças. Esta planta possui propriedades que acalmam e limpam o aparelho digestivo e ajudam a melhorar a digestão. É um ótimo remédio quem tem  problemas como a síndrome do intestino irritável, bem como refluxo ácido.

Também ajuda a diminuir a quantidade de bactérias em nosso intestino, mantendo a flora intestinal saudável e em equilíbrio.  A planta também é um vermífugo, o que significa que ajuda a livrar o corpo de vermes intestinais.

3. Saúde Cardiovascular

 

Acredita-se que o extrato de aloe vera multiplica consideravelmente as capacidades de transporte e difusão de oxigênio das células vermelhas do sangue. Além disso, de acordo com um estudo publicado no British Medical Journal, alguns compostos presentes na planta ajudam a reduzir o colesterol.

Através da regulação da pressão arterial, há melhora da circulação e da oxidação do sangue e redução do colesterol, ou seja, o suco de aloe vera é capaz de ajudar a reduzir o risco de doença cardíaca.

4. Fortalece o sistema imunológico

 

Os polissacarídeos no suco de aloe vera estimulam os glóbulos brancos do seu sistema imunológico que combatem doenças. A planta também contém um elevado nível de antioxidantes, o que ajuda a combater os radicais livres, que contribuem para o processo de envelhecimento. A aloe vera é também um antipirético, que é utilizado para reduzir ou prevenir a febre. 

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!