Filhos

Conheça 3 atividades para educação infantil

Por Redação Doutíssima 04/06/2015

Muitas famílias podem pensar que as atividades para educação infantil são tarefas que devem ser desenvolvidas somente na escola e pelos educadores. Pelo contrário. A família ou responsáveis pela criança devem acreditar na importância dessa descoberta: os momentos especiais ao lado dos filhos podem colaborar com seu desenvolvimento.

 

Desenvolver jogos ou quaisquer outras atividades para educação infantil coloca a família em contato direto com as ações da criança e permite o acompanhamento do seu processo de aprendizagem.

atividades para educacao infantil

Atividades em família podem ser um incentivo para o desenvolvimento da criança. Foto: iStock, Getty Images

Além disso, a presença dos pais ou responsáveis nas atividades para educação infantil fortalece as relações, como explica a Orientadora Educacional da Escola de Educação Básica Feevale, de Novo Hamburgo (RS), Janaína Regra. “O importante de fazer a atividade em família é a riqueza do momento em que eles estão vivenciando”, completa.

Como escolher atividades para educação infantil

A escolha das atividades para educação infantil pode se dar em parceria com a escola, mas também é importante que a família tenha iniciativa, mostrando interesse pela situação junto à criança.  Segundo Janaína, todas as atividades são importantes, desde que tenham um propósito, de acordo com a faixa etária do pequeno.

Atividades lúdicas são interessantes, continua a orientadora educacional, pois podem ser brincadeiras e jogos. “Mas o mais importante é a forma com que a atividade é proposta e o objetivo dela estar sendo realizada”, completa Janaína.

Caso os pais ou responsáveis sintam-se em dúvida na hora de eleger uma atividade para desenvolver com a criança em casa, a escola pode ser uma boa aliada na escolha. Janaína ressalta que deve prevalecer o bom senso, preferencialmente com o olhar e o acompanhamento de um adulto.

“Na proposta de encaminhamento de atividades da escola para a casa, quando encaminhado pelo professor, é porque esta atividade tem um objetivo e um significado, pensando no seu aluno, no seu processo de aprendizagem”, comenta a orientadora.

Portanto, é interessante que as famílias acompanhem e interajam na atividade proposta. Segundo Janaína, é fundamental que a criança conheça o objetivo da prática da atividade, que deve proporcionar trocas de conhecimento entre todos os envolvidos.

Regras claras nas atividades para educação infantil

Um aspecto importante, destacado por Janaína, é quando se trata de jogos de competição. Em alguns casos, os adultos costumam “deixar” os pequenos ganharem, acreditando que isso pode fazer bem para eles. Mas não é por aí.

Conforme a orientadora, quando existe uma proposta de atividade relacionada à competição, é importante que a relação seja verdadeira, respeitando regras, proporcionando aprendizagem e desenvolvendo habilidades diversificadas.

“No momento em que a família está executando o jogo, é o momento de ensinar valores, ética, moral e regras, portanto é importante o ganhar e o perder”, conclui a educadora.

Como exemplos de atividades para educação infantil que podem ser feitas em casa com as crianças, além dos jogo de competição, Janaína sugere atividades lúdicas e leitura. Essas três opções são capazes de colocar a família em uma maravilhosa e divertida sintonia.

 

“A atividade proposta pelo adulto, independente da faixa etária, deve propiciar à criança novos conhecimentos e desenvolver nela habilidades de forma natural e agradável, gerando interesse em ensinar e aprender durante a execução da proposta”, completa.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!