Clínica Geral

Fadiga é um dos sintomas de doença inflamatória intestinal

Por Redação Doutíssima 04/06/2015

Se você está se sentindo muito cansado, saiba que a doença inflamatória intestinal pode ser o motivo. Esse termo descreve basicamente duas condições, a colite ulcerativa e a doença de Crohn, mas é apenas nesse último caso que a fadiga é um sintoma muito comum.

 

Segundo informações do Grupo de Estudos da Doença Inflamatória Intestinal do Brasil, qualquer pessoa está sujeita a desenvolvê-la. Entretanto, ela é mais prevalente entre pessoas que tem de 15 a 25 e de 45 a 55 anos.

doenca inflamatoria intestinal

Doença inflamatória do intestino pode causar falta de apetite, dores e cansaço. Foto: iStock, Getty Images

Por outro lado, dados da Organização Mundial de Gastroenterologia revelam que as doenças inflamatórias intestinais são mais recorrentes em países nórdicos da Europa e da América. O Brasil é considerado área de baixa incidência.

 

O que é uma doença inflamatória intestinal?

Essa condição envolve a inflamação crônica, total ou parcial, do trato digestivo. Muitas vezes dolorosa e debilitante, pode levar a complicações com risco de vida, e aumentar o risco de câncer de cólon. As duas formas mais comuns de uma inflamação intestinal são a colite ulcerativa e doença de Crohn.

 

Na doença de Crohn, a inflamação ocorre em qualquer parte do trato digestivo, da boca ao ânus. Na colite ulcerosa envolve apenas a inflamação do intestino grosso ou cólon.

 

Sintomas da doença inflamatória do intestino 

Entre as consequências possíveis das doenças inflamatórias do intestino, está a má absorção de nutrientes. Isso ocorre porque há um funcionamento incorreto do trato digestivo.

 

Com isso, há maior sensação de cansaço. A fadiga também pode ser causada por outros fatores que afetam os portadores da doença, como dor, ansiedade, depressão e dificuldade para dormir.

 

As pessoas apresentam alguns sintomas  da doença inflamatória intestinal associados, que variam de leves a graves, e incluem:

 

– Dor abdominal intensa ou crônica

Diarreia, muitas vezes sangrenta

– Súbita perda de peso

– Falta de apetite

– Sangramento retal

 

A doença inflamatória intestinal também apresenta sintomas não relacionados com o trato gastrointestinal, incluindo:

– Dor nas articulações

– Erupções cutâneas

– Dor ocular

– Feridas na boca

– Febre

 

A doença inflamatória intestinal também é capaz de criar muitos outros problemas de saúde. A perda de sangue, a partir do intestino, pode causar anemia ou nível anormal de ​​células vermelhas do sangue.

 

Condições como artrite, dor nas articulações, ossos fracos, problemas oculares, cálculos biliares, problemas de pele, pedras nos rins e puberdade tardia, bem como problemas de crescimento em crianças, também estão relacionadas com a doença.

 

Causas da doença inflamatória intestinal

Embora os médicos não saibam exatamente o que causa a condição, uma tese é a da predisposição genética. Além disso, mudanças no estilo de vida que são capazes de afetar o sistema imunológico podem ser a origem do problema.

 

Atualmente, não há cura para colite ulcerativa ou doença de Crohn. O tratamento visa aliviar os sintomas e impedi-los de voltar. É possível que envolva o uso de medicamentos ou até mesmo procedimentos cirúrgicos.

 

A colite ulcerativa leve nem sempre precisa de tratamento, já que os sintomas muitas vezes desaparecem depois de alguns dias. A doença de Crohn, e alguns casos de colite ulcerosa, exigem a utilização de medicamentos.

 

Estima-se, ainda, que 20% das pessoas com colite ulcerosa não respondem à medicação e precisam remover cirurgicamente a seção inflamada do sistema digestivo. Por outro lado, cerca de 60 a 75% das pessoas com doença de Crohn precisam de uma cirurgia para reparar danos a seu sistema digestivo e tratar as complicações da doença.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!