Clínica Geral > Saúde

Cistite: o que é e como tratar

Por Redação Doutíssima 24/05/2013

cistite

Apesar de não ser grave na maioria dos casos, as infecções urinárias podem se tornar um obstáculo para na vida diária. Infecção. Conheça um pouco mais sobre essa doença que afeta principalmente as mulheres.

Causas

Ao contrário dos homens, o trato urinário feminino não está diretamente ligados às vias sexuais. As infecções do trato urinário feminino raramente envolvem infecções bacterianas sexualmente transmissíveis, como a clamídia e gonorréia.

Isso não quer dizer que o sexo não tem impacto sobre a ocorrência de infecções do trato urinário em mulheres. Durante o ato sexual, repetidos choques no trato urinário pode provocar a entrada de bactérias na uretra e aumentar o risco de infecção. Está é mais conhecida como “cistite de lua-de-mel” ou “cistite de noiva” por ser um tipo particularmente comum em mulheres jovens, sexualmente ativas.

As bactérias mais freqüentemente envolvidas na ocorrência de infecções do trato urinário feminino é a E. coli. Esta bactéria normalmente é encontrada no intestino.

 

Sintomas

Os sintomas da cistite vai depender do tamanho e da localização da infecção. A necessidade de urinar muitas vezes, mesmo quando a bexiga está vazia, a dor durante a micção, são as manifestações clássicas da cistite e uretrite. Calafrios, febre, dor nas costas grave, por vezes, náuseas e vômitos são sugestivos de pielonefrite. Pielonefrite é a forma mais grave de infecção urinária e deve ser tratada com urgência.

cistitee

Casos de gravidez

Os sintomas da infecção urinária são sentidos de forma menos aguda durante a gravidez. Por isso, é importante a realização de exames de rotina para detectar qualquer alteração através de um teste de urina.

 

Nos casos mais comuns (uma infecção da bexiga, causando cistite), os principais sinais são:

– Necessidade freqüente de urinar;

– Dor ao urinar, uma sensação de queimação intensa;

– Urina com aparência turva e cheiro forte;

– Em alguns casos, a cistite pode causar febre e dor contínua na área pélvica.

 

Tratamento

O tratamento da cistite, como com qualquer infecção é com antibióticos. Não há nenhuma especificidade no tratamento de mulheres. O único caso especial é o de gravidez que irá exigir uma adaptação de famílias de antibióticos utilizados e dosagens.

 

Prevenção

– Beber muita água. O aumento da diurese (fluxo da urina) permite uma melhor drenagem e remove as bactérias antes que eles tenham tempo de crescer.

– Higiene íntima excessiva lavagem e limpeza ou de outro modo inadequados de limpeza da área genital, aumenta o risco de contaminação.

– Boa higiene íntima do seu parceiro;

– Trocar de camisinha após o sexo anal.

 

Fonte: Infection Urinarie