Receitas

Conheça chás para emagrecer e como tirar proveito de cada um

Por Redação Doutíssima 05/06/2015

Uma xícara de chá quente, além de proporcionar benefícios à saúde, pode ser uma excelente aliada da dieta. Isso porque há determinadas plantas e ervas que, se preparadas na forma de infusão, ajudam a acelerar o metabolismo e queimar gordura. São os populares chás para emagrecer.

 

Os benefícios dos chás já foram cientificamente comprovados. Uma pesquisa realizada em 2009 pela Sociedade Americana de Nutrição revelou que o chá verde, por exemplo, ajuda a reduzir a quantidade de tecido gorduroso no organismo.

chas para emagrecer

Chá de hibisco e de gengibre podem ser boas opções para quem quer perder peso. Foto: iStock, Getty Images

Saiba quais são os principais chás para emagrecer

Uma das vantagens dos chás para emagrecer é que cada um deles contém princípios ativos específicos, que auxiliam na perda de peso de diferentes maneiras. A recomendação é consumir pelo menos uma xícara por dia, variando no tipo de chá durante a semana. Confira os principais:

1. Chá de Hibisco

O chá de hibisco é ideal para desinchar e fazer com que você se sinta mais leve. Isso ocorre porque ele é rico em antioxidantes e vitamina C, que ajudam a combater os radicais livres do organismo e a prevenir a retenção de líquidos.

Além disso, também há fibras presentes em sua composição. Isso significa que o chá de flor de hibisco contribui para a formação do bolo fecal, favorecendo o bom funcionamento do intestino. Ideal para você se sentir leve e magra.

2. Chá Verde

O chá verde está entre os mais populares chás para emagrecer. E não é para menos: os princípios ativos do chá verde aceleram o metabolismo, diminuem a absorção de gordura e possuem ação diurética. Aliando o consumo do chá verde à alimentação balanceada, é possível reduzir significativamente os números na balança.

chás para emagrecer 

3. Chá de Gengibre

O gengibre, além de trazer inúmeros benefícios à saúde, também contribui para o emagrecimento. Isso ocorre porque os componentes presentes nessa planta têm ação termogênica, ou seja, aceleram o metabolismo e potencializam a queima de gordura.

Além disso, o gengibre contribui para aumentar a sensação de saciedade, reduzindo o apetite e eliminando a gula. Isso sem falar em seu poder antioxidante, que também gera a renovação das células da pele, garantindo uma aparência jovial.

4. Chá de Laranja Amarga

O chá de laranja amarga também entra na lista dos chás para emagrecer. As fibras contidas na casca da laranja contribuem para a aceleração do metabolismo, ajudando a queimar gorduras. Além disso, a bebida também é uma boa opção para garantir o bom funcionamento do intestino.

Saiba como preparar chás para emagrecer

A técnica de preparo dos chás para emagrecer influi diretamente em sua eficácia. Por isso, a receita ideal fazer um chá potente é utilizar quatro colheres de sopa de folhas secas ou oito colheres de sopa de folhas verdes para cada litro de água.

Para aproveitar plenamente os nutrientes dos chás, é preciso realizar a infusão. O processo consiste em misturar as folhas em água fervente. Essa técnica possibilita que as substâncias ativas das folhas passem para a água.

É necessário deixar água e erva em contato por, no mínimo, um minuto e meio. Tampar o copo ou recipiente no qual o chá estiver sendo preparado potencializa a absorção. Por fim, é só coar e beber.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!