Receitas

Aprenda a preparar em casa 4 receitas do Paraná

Por Redação Doutíssima 08/11/2014

O Paraná é um dos estados brasileiros que mais recebeu imigrantes de países e povos diferentes. Em terras paranaenses se instalaram italianos, alemães, japoneses, ucranianos, portugueses e espanhóis.

Não podemos esquecer que, quando esses “gringos” chegaram lá, já existiam os índios. E essa mistura de etnias contribuiu para que as receitas do Paraná se tornassem algumas das mais saborosas da gastronomia brasileira.

receitas-do-parana

Flan de manga é uma das principais sobremesas do estado. Foto: iStock, Getty Images

Confira 4 receitas do Paraná fáceis de fazer em casa

1. Flan de manga

Bata no liquidificador uma colher de amido de milho, 200g lata de creme de leite, 200ml de leite integral, 4 gemas passadas na peneira e uma manga bem madura. Leve ao fogo até levantar fervura, sempre mexendo. Dissolva 100 gramas de gelatina e misture com o creme já morno.

Unte (com margarina e açúcar) uma forma com furo no meio e deixe 24 horas na geladeira. Depois é só decorar com manga e morango e servir. Curiosidade:a manga é uma das frutas mais usadas nas receitas do Paraná, praticamente uma curinga da cozinha.

2. Dourado assado em brasa

Por ser um estado permeado por muitos rios e com influência indígena marcante na culinária, várias receitas do Paraná levam peixe como base. O dourado assado em brasa é um prato muito apreciado no estado e fácil de fazer.

Para prepará-lo, você vai precisar de um dourado de aproximadamente 11 quilos, especiarias como pimenta, alecrim, manjericão, 800 gramas de batata, 300 gramas de vagem, 2 bandejas de tomate cereja, limão e vinho branco.

Misture todos os temperos com o sal e pimenta e reserve. Use o suco de limão, o vinho e o tempero misturado para banhar o dourado. Deixe marinar por 12 horas. Não se esqueça de ir virando o peixe de tempo em tempo.

No dia do preparo do prato, refogue os legumes e depois os use para rechear o dourado. Asse o peixe por 1 hora. Inicialmente coloque-o de barriga para baixo para que a água escorra. O couro deve ser retirado momentos antes de servir.

3. Conserva de pinhão

A conserva de pinhão é uma das receitas do Paraná. Para prepará-la você vai precisar de uma xícara de pinhões cozidos e descascados, meia xícara de vinagre, meia xícara de água, sal, pimenta do reino preta, um dente de alho e um amarrado com alecrim e louro.

Em uma panela no fogo alto, coloque todos os ingredientes a ferver, exceto o pinhão e alho. Reserve. Coloque os pinhões e o alho dentro de um pote de conserva e encha com o vinagre temperado até chegar 1 centímetro da borda. Feche o vidro e guarde em lugar fresco e protegido por 5 dias pelo menos, antes de servir.

4. Frango à Kiev

Uma das receitas do Paraná mais apreciadas pelos descendentes ucranianos é o frango à Kiev, inspirado na capital da Ucrânia, um dos países com mais imigrantes no estado.

Em uma tigela, misture uma maço de salsinha e uma cebolinha. Adicione manteiga e sal e mexa. Leve à geladeira por 30 minutos. Corte um quilo de peito de frango ao meio e depois faça um corte de 8 centímetros em cada metade.

Bata quatro os ovos e reserve. Passe os filés na farinha de trigo, depois nos ovos e na farinha de rosca. Frite no óleo bem quente. Escorra em papel-toalha e sirva em seguida.