[the_ad_group id="16401"]
Especialidades

Como tirar o sono durante o dia

Por Redação Doutíssima 09/02/2014

O sono durante o dia tem prejudicado as suas atividades diárias?

O sono é um dos principais fatores que interferem e impactam a nossa produtividade no trabalho, nos estudos e outras atividades em que precisamos concentrar a nossa atenção.

Quer saber como espantar o sono durante o dia? Nós temos algumas dicas que podem te ajudar. Confira:

sono durante o dia

Bebidas estimulantes ajudam a tirar o sono durante o dia

 

Café e outras bebidas que contêm cafeína como coca-cola ou chás ajudam a nos manter acordados. Isso acontece, pois, elas são absorvidas rapidamente pelo organismo e ajudam a estimular o sistema nervoso. Mas, atenção, a cafeína em excesso pode provocar a aceleração do ritmo cardíaco, além de aumentar a pressão arterial. Então, limite o consumo de cafeína de acordo com a sua sensibilidade à ela. Tome por exemplo 3 xícaras por dia, incluindo uma de manhã e outra depois do almoço para espantar o sono durante o dia.

Fazer refeições saudáveis

 

Manter uma dieta equilibrada ajuda a melhorar o nosso desempenho durante as atividades diárias e a combater o sono o dia. É muito importante se alimentar bem e sem excessos e comer em horários certos.

Evite o excesso de carboidratos como massas, pães e alimentos açucarados, pois, a digestão deles é feita de maneira mais lenta pelo nosso organismo. O nosso corpo investe muita energia para realizar a digestão desses alimentos, o resultado é uma pessoa cansada e sem energia.

Por isso, para não sentir tanto sono durante o dia, é importante comer frutas, legumes e outros alimentos com ferro que ajudam a trazer mais energia ao nosso corpo, como cereais e grãos como feijão e lentilha.

Dormir bem

 

Como não poderia ser diferente, dormir mal na noite anterior pode prejudicar muito o seu desempenho no dia seguinte. Por isso, é essencial ter uma noite de sono tranquila, isso é possível através de alguns cuidados como dormir em um ambiente totalmente escuro, limpo e bem arejado. Outra coisa é estabelecer e respeitar um horário regular para dormir todos os dias. Dormir em um colchão confortável para evitar dores nas costas também é fundamental.

Praticar atividades físicas

 

Praticar esportes melhora a circulação sanguínea, faz bem ao coração e à saúde mental, além de relaxar. Porém, o ideal é praticar exercícios pelo menos 3 horas antes de se deitar, pois, eles aceleram o metabolismo e aumentar a circulação sanguínea, o que pode deixar você com muita energia e impedir que o seu sono chegue.

sono durante o dia

Terapias

 

Elas podem ajudar a controlar o estresse, ansiedade e outros problemas que favorecem a falta de sono. Algumas das terapias mais comuns são o ioga e a aromaterapia.

Aromaterapia – Muito utilizada nos dias de hoje, a aromaterapia é um tratamento à base de óleos de plantas que aliviam sintomas emocionais e físicos. Especialistas indicam a aromaterapia para regular a produção de hormônios que regulam o sono. Mas atenção, é importante procurar profissionais especializados nesta prática, pois, o uso em excesso pode ser prejudicial ao organismo.

Ioga – A ioga é uma atividade que ajuda a relaxar os músculos e aliviar a tensão corporal e melhorar o sono durante a noite. Para isso, é preciso estabelecer uma rotina diária de exercícios de relaxamento para dormir melhor.

Importante: Se você dorme bem durante a noite, mas mesmo assim sente sono durante o dia, é preciso procurar um médico, pois, pode se tratar de alguma doença.

Saiba mais:

8 Passos para dormir melhor

12 Hábitos saudáveis para melhorar o sono

11 Alimentos que estimulam o sono

10 Dicas para melhorar seu sono

Como dormir bem

Dúvida: dormir mal pode causar impotência?

10 Conselhos para ajudá-lo a dormir como um bebê

 


[the_ad id="14710899"]
[the_ad id="14710899"]
[the_ad_group id="16404"]