Gestante

Aprenda a tratar a dor de cabeça na gravidez

Por Redação Doutíssima 08/06/2015

Muitas mulheres têm dor de cabeça na gravidez, mas não sabem o motivo dela aparecer. Geralmente, é causada por hormônios, de forma semelhante ao que ocorre na menopausa ou durante o período da menstruação.

 

As dores de cabeça podem piorar nas primeiras semanas de gravidez, mas, segundo a Sociedade Brasileira de Cefaleia (SBC), costumam melhorar ou parar completamente durante o segundo ou o terceiro trimestre da gestação. Embora sejam desconfortáveis para a mãe, elas não prejudicam o bebê.

dor de cabeca na gravidez

Mudanças hormonais, fadiga e estresse podem causar dor de cabeça na gestação. Foto: iStock, Getty Images

 

O que causa dor de cabeça na gravidez?

A grande vilã das dores de cabeça são, como de costume, as mudanças hormonais que a mulher experimenta nessa fase da vida. Além delas, outras possíveis causas da dor de cabeça na gravidez são a fadiga, a tensão, o aumento da fome, o estresse físico ou emocional, e as sinusites ou alergias.

 

Essas dores de cabeça ainda podem ser agravadas em razão de má postura ou alterações de visão. Falta de sono, açúcar no sangue, desidratação e eliminação da cafeína da dieta são outras causas que podem explicá-las.

 

Embora gerem relativo desconforto, a maior parte dos tipos de dor de cabeça na gravidez não são prejudiciais à saúde. Mas se ela persistir por mais de quatro horas ou você apresentar outros sintomas, como febre ou inchaço em seu rosto ou mãos, é necessário falar com seu médico.

 

É possível tratar dor de cabeça na gravidez?

Existem várias formas de amenizar, de forma segura para mamãe e bebê, uma dor de cabeça na gravidez. Primeiro, porém, é preciso identificar qual é o gatilho da sua dor – para isso, acompanhe seu dia e anote tudo sobre o momento em que elas aparecem. A partir do momento que você descobrir a causa, será mais fácil tratá-la.  

 

Veja algumas formas de tratar as dores de cabeça durante a gestação:

1. Dores de cabeça tensionais e enxaquecas

Fique alguns minutos deitada em um quarto escuro e silencioso. Se você está no trabalho, tente fechar os olhos e colocar seus pés para cima por 15 minutos, ou use um saco de gelo ou compressa fria na parte de trás do pescoço por 20 minutos, enquanto relaxa.

 

2. Sinusite

Tente inalar vapor para aliviar a congestão e use um umidificador para adicionar umidade ao ar. É possível ainda fazer compressas quentes e frias no local dolorido. Beber muito líquido também pode ajudar.

 

3. Dores de cabeça em geral

Uma regra durante a gravidez é não tomar medicamentos sem a autorização do seu médico. Por isso, converse com ele e peça algum medicamento seguro que traga alívio para tomar nessa condição.

 

Como prevenir a dor de cabeça

Embora uma ou outra dor de cabeça na gravidez seja inevitável, algumas mudanças no estilo de vida ajudam a evitá-las no futuro.

 

A primeira delas é se alimentar bem e em horários regulares. Quando você pula refeições, baixa seu nível de açúcar no sangue, e isso é capaz de desencadear uma dor de cabeça.

 

Além disso, certifique-se de descansar o suficiente. Isso é importante no primeiro e no último trimestre da gravidez. Também evite lugares quentes e com odores fortes, já que você está mais sensível do que nunca a eles.

 

Caso você pretenda cortar a cafeína durante a gravidez, faça isso gradualmente. A ausência abrupta dessa substância no organismo é capaz de provocar dores de cabeça de abstinência.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!