Especialidades

Conheça as vantagens e desvantagens do protetor de calcinha

Por Redação Doutíssima 08/06/2015

Muitas mulheres não abrem mão de usar um protetor de calcinha no dia a dia. Por mais que deixe as mulheres seguras, esse tipo de absorvente íntimo é alvo de polêmicas, já que alguns especialistas afirmam que ele coloca em risco a saúde vaginal. Se você é adepta ou não desse item, a melhor saída é se informar para manter a saúde em dia.

 

O que é um protetor de calcinha

Um protetor de calcinha é uma versão menor e mais fina de um absorvente íntimo. Ele adere à calcinha através de um adesivo, que ajuda a mantê-lo no lugar. Feito de um material macio e absorvente, é capaz de ajudar a mulher a ficar com a região íntima sempre limpa e seca.

protetor de calcinha

Uso recorrente de absorvente íntimo pode alterar o PH da região vaginal da mulher. Foto: iStock, Getty Images

1. Por que usar um protetor?

Toda mulher pode sofrer com corrimento vaginal – e isso independe de ela estar, ou não, em seu ciclo menstrual. Se isso faz você se sentir desconfortável ou se você apenas deseja manter sua calcinha limpa, um protetor de calcinha talvez seja uma ótima opção.

 

Além disso, usar esse tipo de protetor diariamente lhe deixa preparada para o inesperado. Lembre-se que não é incomum ter períodos menstruais irregulares.

Ele também é excelente para a prática de exercícios físicos ou dias quente e úmidos, quando a sensação de calcinha úmida incomoda muitas mulheres – nesses casos, ele consegue absorver a umidade, ajudando a mulher a se sentir limpa e fresca.

 

De acordo com um levantamento realizado pela Universidade de Campinas (UNICAMP), após 75 dias usando um absorvente de calcinha, 92,8% das mulheres entrevistadas afirmaram que se sentiram mais seguras, confiantes e limpas.

 

2. O outro lado da moeda

Como nem tudo são flores, muitos ginecologistas não recomendam o uso do protetor de calcinha. As áreas genitais femininas possuem bactérias que vivem em equilíbrio e não são prejudiciais ao organismo. E alguns fatores, como o uso desses absorventes diários, podem contribuir para um desequilíbrio da flora vaginal, tornando o local mais suscetível a infecções.

 

Como o aparelho genital feminino é interno, o protetor de calcinha acaba abafando a região e alterando todo o PH vaginal. Assim, se a mulher tem tendência a ter um PH ácido, o uso contínuo desse recurso é capaz de agravar o problema ou, então, fazer com que as bactérias se proliferem e causem odores e coceiras.

 

Além disso, produtos que contêm perfume podem causar uma condição conhecida como vulvo vaginite, problema semelhante a um processo alérgico vaginal, tudo em razão da química do absorvente.

 

Protetor de calcinha: como manter a saúde em dia

Se você acha que apenas utilizando protetores de calcinha é possível se sentir limpa e fresca, procure mudar alguns hábitos e veja como conciliá-los com uma boa saúde da região vaginal. Confira algumas dicas:

 

1. Quando usar o protetor

Use esse absorvente íntimo somente quando necessário, ou seja, no início ou final da menstruação, ou quando você sabe que irá ficar várias horas longe de casa.

2. Escolha calcinhas adequadas

Use calcinhas de algodão, que permitem que a pele da vagina consiga respirar e manter o equilíbrio da flora vaginal.

3. Use sabonetes adequados

 

Use sempre sabonetes neutros para fazer a limpeza vaginal e evite produtos com aromas ou composições fortes.

4. Consulte o ginecologista

 

Se você notar alguma alteração na cor ou no cheiro da sua vagina, procure ajuda médica.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!