Especialidades > Medicina Alternativa

Medicina ayurvédica: saiba como ela trata os distúrbios do sono

Por Redação Doutíssima 02/06/2014

Apesar de o nome parecer incomum para muitas pessoas, a medicina ayurvédica é uma forma terapêutica milenar e que pode surpreender você ao tratar os distúrbios do sono.

Para a medicina ayurvédica, técnica milenar indiana, os distúrbios do sono advertem que algum dos elementos da natureza que compõem o ser humano está em excesso no organismo, seja ele a terra, água, fogo e ar.

Ação da medicina ayurvédica em distúrbios do sono busca restabelecer equilíbrio. Foto: Shutterstock

Ação da medicina ayurvédica em distúrbios do sono busca restabelecer equilíbrio. Foto: Shutterstock

O tratamento para distúrbios do sono tendo como base a medicina ayurvédica busca restabelecer o equilíbrio desses itens. Para isso, são geralmente utilizados medicamentos à base de plantas medicinais, óleos mornos aplicados em diferentes partes do corpo e massagens. Contudo, a melhor maneira de tratar os problemas do sono é provocar uma mudança no seu estilo de vida.

Conceitos da medicina ayurvédica

É importante observar que um dos principais conceitos da medicina ayurvédica é de que os seres humanos são criaturas diurnas e, por isso, devem seguir os padrões solares. Ou seja, acordar logo após o nascer do sol e preparar-se para o sono após o anoitecer.

Partindo do princípio de que os compromissos diários não nos permitem conciliar esse propósito, a medicina ayurvédica buscará resolver também as outras causas dos distúrbios do sono.

A medicina ayurvédica se propõe a realizar uma análise da qualidade e do tipo de sono que a pessoa possui. São feitos questionamentos com relação às dificuldades em adormecer, manter o sono, voltar a dormir e levantar pela manhã.

Individualmente, esses comportamentos traduzem a alteração do equilíbrio de um dos três estereótipos, Vata, Pitta e Kapha, nos quais a medicina ayurvédica classifica as pessoas. Feita a identificação do comportamento de sono, parte-se para a análise do perfil da pessoa e posterior estratégia terapêutica para o caso em especifico.

Grande parte dos distúrbios do sono é vista pela medicina ayurvédica como sinais de angústia nervosa. São emoções características do tipo Vata, que se manifesta através de nervosismo, da ansiedade, da hipersensibilidade ou do excesso de preocupações. As consequências disso podem ser constipação intestinal, digestão e hábitos alimentares irregulares, secura sistêmica e corporal.

Um dos distúrbios do sono mais comum é para as pessoas Vata, que, ao acordarem por volta de duas horas da manhã, apresentam dificuldades em voltar a dormir. Durante o tempo em que a pessoa permanece insone, ela pode vivenciar excesso de pensamentos que remetem a problemas e situações não solucionadas, gerando angústia e ansiedade.

Assim como ocorre com as terapias alternativas em geral, a medicina ayurvédica não oferece uma fórmula pronta, pois a qualidade do nosso sono está diretamente relacionada com a saúde emocional e física – e que são exclusivas.

Hábitos para dormir bem

Conheça alguns hábitos que podem lhe ajudar nesse processo para uma boa noite de sono:

1. Mantenha uma rotina nos horários de deitar e levantar;

2. Não tente compensar o sono, dormindo muito nos finais de semana;

3. Prefira fazer exercícios físicos pela manhã e, caso isso não seja possível e você tenha que se exercitar à noite, reserve um tempo para relaxamento antes de dormir;

4. Procure não trabalhar à noite em casa. Prefira escutar músicas suaves e faça leituras leves;

5. Opte por uma alimentação leve no período noturno.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

Saiba mais:

 

Conheça os malefícios do sobrepeso para sua saúde bucal

Tratamento para obesidade: quando é hora de procurar e quais os melhores tratamentos paracombater o excesso de peso

Ler as informações nutricionais do rótulo dos alimentos pode ajudar a perder peso

Não espere mais! Aprenda como acelerar o metabolismo e perca peso ainda mais rápido

Composição corporal: o que você precisa saber para perder peso com saúde e de maneira definitiva

DIETA DE PROTEINAS : Já ouviu falar na dieta de proteínas? Saiba mais sobre essa dieta, suasconsequências e possíveis benefícios para saúde e perda de peso

Saiba mais sobre a nova maneira de perder peso: aplicativos para dieta nos smartphone

16 dicas para perder peso

Antes e depois: Mãe de dois, Perlla comemora perda de peso

Metade da população de São Paulo está acima do peso

Aparelho de Musculação ou peso livre: qual a diferença?

8 Hábitos que garantem uma dieta para perder peso

Um em cada três adultos tem excesso de peso ou é obeso

Como aumentar seu peso

Os benefícios do óleo de abacate

Como fazer uma máscara de abacate para hidratar profundamente os cabelos

Alimentos cítricos ajudam a melhorar o ânimo

Está abaixo do peso? Aprenda a fazer uma dieta para engordar de maneira saudável

Conheça as melhores dietas para 2014

Alimentação saudável: saiba quais são as gorduras do bem e onde encontrá-las

Coma melhor e fique bem com o espelho! Dicas de alimentação para evitar a celulite