Especialidades

Você sabe usar absorvente interno? Descubra e aproveite suas facilidades

Por Redação Doutíssima 19/05/2014

Muitas dúvidas ainda existem em torno do uso do absorvente interno, mesmo nos dias atuais. As principais delas dizem respeito à forma como ele deve ser introduzido e retirado da vagina, se tiram ou não a virgindade, ou se podem ficar presos no interior do órgão genital feminino.

Para solucionar todas as suas dúvidas, é importante que você procure informações antes de tentar administrar qualquer tipo de absorvente interno.

absorvente interno

Procure informações antes de tentar usar qualquer tipo de absorvente interno. Foto: Shutterstock

Então, vem a primeira questão a ser levantada: como faço para usar um absorvente interno pela primeira vez? Pode ser interessante consultar um ginecologista antes de optar pelo absorvente interno.

Mesmo sendo virgem, a mulher poderá usar este tipo de absorvente, porém, isto dependerá do tipo de hímen que ela possui. No caso de ele ser circular, você pode usar o absorvente sem problemas. Em outros casos, o absorvente interno pode lacerar o hímen. O ideal é que ele seja do tipo “mini” para não correr o risco de romper o hímen.

Manuseio do absorvente interno

Cada mulher deverá escolher a posição mais confortável para a introdução do absorvente interno. Tradicionalmente, isso acontece em pé, com uma perna em cima do assento de uma cadeira ou do sanitário.

Algumas pessoas se sentem mais confortáveis deitadas e com as pernas flexionadas. O absorvente interno também pode ser colocado na posição meio sentada, ou de cócoras. Só não deve ser aplicado em pé com os dois pés no chão.

Caso o absorvente interno fique preso junto à vagina, e mesmo que você não consiga achar a cordinha e retirá-lo, fique calma e procure um ginecologista. Neste caso, o tubinho pode ficar preso dentro do corpo, porém, ele não terá muito para onde ir. A vagina é praticamente uma rua sem saída.

Escolha do tamanho

A escolha quanto ao tamanho do absorvente interno deve ser feita levando em consideração o fluxo menstrual, principalmente. Quando o fluxo é intenso, o recomendado é optar por usar o tamanho maior. Quando o fluxo estiver no fim, prefira utilizar o de menor tamanho.

Outro aspecto a ser considerado na escolha do absorvente internoé o tamanho da vagina. Caso a mulher tenha o canal mais curto, os tamanhos maiores podem machucá-la. No entanto, especialistas são unânimes em dizer que: se algo estiver incomodando, é porque alguma coisa está errada.

Se usado corretamente, o absorvente interno não gera problemas com doenças. Deve-se respeitar a proposta da troca a cada quatro horas, bem como a higiene da vagina, para que não haja risco de infecção. Isso se justifica, pois o canal fica obstruído, havendo o acúmulo de sangue. O hábito de deixar o absorvente interno durante muito tempo ajuda na proliferação de bactérias e fungos.

Já em casos de corrimento ou de coceira na área da vulva, é melhor evitar o uso deste absorvente.

Sem contraindicações

Não há nenhuma contraindicações quanto ao uso diário do absorvente interno desde que seja somente durante o período menstrual. Apenas quando a mulher identificar algum tipo de corrimento na vagina é que o seu uso não é considerado saudável. Isto porque, além de ser anti-higiênico, o absorvente interno deixará a região bastante abafada, podendo trazer certo desconforto. O uso fora do ciclo menstrual pode causar dor, porque não há sangue para lubrificar a entrada e a saída do tubinho.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

Saiba mais:

Absorventes externos, internos ou coletor menstrual: qual escolher?

Conheça os 4 hormônios do ciclo menstrual

Fase Lútea – Como calcular a fase lútea e o ciclo menstrual

Saiba passo a passo como tomar o anticoncepcional e evite surpresas no seu ciclo menstrual

Menstruação atrasada: o que pode ser?

Sexólogo responde dúvidas dos leitores sobre: ardência no sexo, orgasmo, prazer e absorvente interno

Anel anticoncepcional: Saiba como usar este método contraceptivo e evite surpresas