Especialidades

Você sabe quando o corrimento vaginal indica um problema?

Por Redação Doutíssima 18/05/2014

Você sabia que corrimento vaginal indica um problema? Apesar de parecer meio óbvio, muitas mulheres ainda não sabem identificar quando estão com corrimento ou apenas com secreções vaginais.

Fato é que toda mulher apresenta secreção vaginal e o que muda é a intensidade desse fluxo, que varia de acordo com a fase da vida e de pessoa para pessoa. A tendência é que mulheres que passaram a menopausa e meninas, antes da primeira menstruação, tenham menor fluxo por conta dos menores níveis do hormônio estrogênio no organismo.

corrimento vaginal indica um problema

Prevenção se dá com a higiene íntima, usando água morna e sabonete específico. Foto: Shutterstock

Já a secreção se torna mais perceptível durante a gestação, perto da ovulação, uma semana antes do período menstrual ou ainda com o uso de pílulas anticoncepcionais, excitação sexual, adesivos ou anel vaginal.

Assim como cada pessoa tem cheiro próprio, a secreção por ela eliminada também pode ter. O corrimento vaginal indica um problema quando passa de uma secreção normal para um quadro que incomoda a mulher, seja pelo odor, por conta de coceiras ou por outros sintomas.

Corrimento vaginal indica um problema

A própria mulher pode identificar quando um corrimento vaginal indica um problema. Durante o fluxo menstrual a coloração da secreção vaginal pode mudar. Geralmente é transparente ou ligeiramente esbranquiçada, mas, no meio do ciclo menstrual, costuma ter aspecto de clara de ovo.

O corrimento vaginal indica um problema quando aparecer ligeiramente amarelado na calcinha, mas isto também pode ocorrer devido a reações químicas que a secreção sofre quando entra em contato com o ambiente externo.

Com relação ao fluxo, desde que confirmado que não há qualquer problema por trás da secreção vaginal, ter um fluxo mais ou menos intenso não aumenta o risco de patologias. Porém, o corrimento vaginal indica um problema que pode estar relacionado ao risco de infecções e de doenças sexualmente transmissíveis.

Dentre as causas mais comuns de corrimento vaginal estão as infecções por bactérias, protozoários e fungos. No entanto, o corrimento vaginal indica um problema que pode ocorrer devido à presença de corpos estranhos como absorventes internos ou preservativos na vagina.

Outros fatores que favorecem o corrimento são as reações alérgicas. Em casos mais graves, ele pode denunciar a existência do câncer de colo do útero. O corrimento vaginal também pode ser sintoma de doenças sexualmente transmissíveis como candidíase, clamídia e gonorreia.

Dicas

Ginecologistas recomendam que os absorventes diários só devam ser usados nos chamados períodos de “crise” ou, ainda, por recomendação médica. Isto por que eles aumentam a transpiração e a temperatura local, favorecendo a proliferação de micro-organismos considerados perigosos. Caso a secreção passe a incomodar a mulher, o aconselhável é trocar a roupa íntima com maior frequência.

Outra dica é a higiene diária da região íntima com água morna e sabonete específico. Esta medida ajuda a diminuir o fluxo das secreções vaginais. Indica-se também a não utilizar buchas para a limpeza e usar calcinhas de algodão, que facilitam a transpiração local. Pode ser interessante também evitar o uso de lenços umedecidos, de papel higiênico perfumado, de desodorantes íntimos e, ainda, de roupas de tecido sintético.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

Saiba mais:

Saúde da mulher: corrimento esverdeado. O que pode ser? 

Corrimento com mau cheiro: como tratar?

Corrimento na gravidez: por que acontece e como tratar

Dúvida do leitor: corrimento na gravidez prejudica o bebê? 

Saiba mais sobre a candidíase no homem: sintomas e tratamento

Candidíase: conheça os sintomas e se previna!

Tudo o que você queria saber sobre o sapinho (candidíase oral)