Dica do Nutricionista

Confira dicas para evitar a comida salgada em excesso

Por Redação Doutíssima 12/06/2015

Para muitas pessoas, é difícil imaginar um prato preparado sem sal. Ele parece ser o ingrediente principal e indispensável de qualquer receita. Mas o que muitos não se dão conta é de que o excesso pode ser extremamente prejudicial. Comida salgada pode fazer mais mal à saúde do que ao paladar.

Segundo informações do portal da Sociedade Brasileira de Hipertensão (SBH), o brasileiro, infelizmente, tem se destacado em relação ao excesso do sal na cozinha. No Brasil, cada pessoa consome, em média, 12 gramas desse mineral, quase 2,5 vezes a mais do que a Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda.

comida salgada

É possível substituir o sal em excesso nos alimentos por ingredientes como a cebola. Foto: Shutterstock

“Em excesso, o sal aumenta os níveis pressóricos, podendo causar hipertensão arterial, doenças cardiovasculares e graves complicações nos rins que podem evoluir para patologias”, diz a nutricionista Flávia Porto Wieck, professora do curso de Nutrição da Universidade Feevale.

Comida salgada aumenta risco de doenças

O aumento da pressão arterial é um dos primeiros sinais de que a comida salgada já começa a fazer estragos no organismo.

Pedras nos rins e insuficiência renal estão junto aos riscos desse excesso. Ingerir comida salgada pode ainda aumentar as chances do surgimento das doenças autoimunes, agravar a osteoporose, afetar o paladar e acelerar o envelhecimento.

Por isso, evite ao máximo alimentos industrializados e processados que são os que mais oferecem quantidade exagerada de sal. A recomendação de Flávia é consumir cinco gramas de sal por dia, o que equivale a cinco colheres de cafezinho.

Há quem afirme não conseguir se livrar do sal em quantidades excessivas principalmente pelo fato de que se não for comida salgada, é comida “sem gosto”.

Para esses, Flávia dá uma excelente notícia: é possível, sim, substituir o sal por temperos naturais, ou pelo menos tentar mesclar, diminuindo a quantidade de sal e incrementando com alternativas como as que veremos a seguir. Experimente temperar sua comida com nove preciosas dicas da nutricionista

 

– Louro

– Alecrim

– Salsa

– Cebolinha verde

– Alho

– Cebola

– Manjericão

– Orégano

– Tomilho

 

Você verá que comida salgada, em pouco tempo, será coisa do passado. Pontos para a saúde.

Da comida salgada para a história

Mas muito mais que o risco de exageros na cozinha, o sal tem um papel de protagonista em muitas passagens da história da humanidade. Na era da Pedra Polida, por volta de 8000 a.C , o homem das cavernas já utilizava o sal para dar mais sabor a carnes, pães e sopas, daí veio o hábito que perdura até hoje.

O sal também ajudava os povos do Antigo Egito a conservarem o os alimentos, ato que se estendeu ao processo de conservação das múmias. Mais tarde, gregos e romanos começaram a usar o sal como moeda em suas transações de compra e venda. Daí originou-se o salário.

E o sal vai mais além, ele também é ingrediente importante nos produtos de beleza. Com propriedades adstringentes, de limpeza e de tonificação, está presente nas fórmulas de shampoo.

Mas também nesse caso o excesso faz mal. Há uma forte relação entre a presença de sal nos shampoos ou outros produtos para os cabelos e a queda dos fios.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!