Cabelos

Queda de cabelo feminino assusta, mas tem cura!

Por Redação Doutíssima 28/05/2014

Apesar de assustar, a queda de cabelo feminino tem cura. No entanto, para corrigir esse distúrbio de forma rápida e eficaz, é preciso reconhecer a origem do problema. A queda de cabelo feminino é consequência de alterações no folículo piloso, sendo que isso pode ser provocado por distúrbios hormonais, má alimentação e por fatores emocionais, como o estresse e a ansiedade.

 

 

Queda de cabelo pode ser causada por alterações hormonais e pela amamentação.

Causas da queda de cabelo feminino

 

Entre as causas mais comuns da queda de cabelo feminino, estão os tratamentos de quimioterapia e radioterapia, a calvície hereditária, o tratamento capilar de má qualidade, o uso de coloração, permanentes ou alisamentos e o uso de produtos químicos de forma exagerada ou errada, além de um quadro de anemia ou de infecções.

 

Também podem ser apontados como responsáveis pelo surgimento desse distúrbio a fumaça de cigarro, que se acumula nos cabelos, o uso de penteados que esticam muito a raiz, como tranças e dreadlocs e a inflamação no couro cabeludo.

 

A queda de cabelo feminino também pode ser causada por alterações hormonais e pela amamentação. Isso porque nessa fase, o corpo feminino utiliza os micronutrientes para produzir o leite materno. Em virtude disso, pode não haver nutrientes necessários para o cabelo se manter saudável e forte.

 

calvice feminina

Procure um dermatologista para te orientar sobre o tratamento adequado

 

Tratando a queda de cabelo feminino

 

Ao sinal dos primeiros sintomas da queda de cabelo feminino, procure um dermatologista, pois ele poderá ser capaz de identificar a causa do problema e, então, indicar a melhor forma de tratamento para esse distúrbio capilar.

 

Outra forma de tratamento é o uso contínuo de loções capilares, cápsulas de vitaminas, medicamentos anti-hormônios masculinos ou shampoo fortificante. Rescentemente foi lançado também um tratamento por laser de baixa potência, que tem apresentado bons resultados. Para a avaliar  sua eficácia, o  tratamento associado deve respeitar as fases do ciclo de crescimento dos cabelos e isso se dá após um período mínimo de 6 a 8 meses.

 

Geralmente, uma das melhores formas de tratamento para a queda de cabelo feminino é uma boa alimentação, uso de remédios e de produtos específicos para queda de cabelo, como o óleo de alho ou tratamentos estéticos, como mesoterapia e carboxiterapia capilar. No entanto, independente do tratamento escolhido, ele deve sempre ir de encontro com a causa da queda de cabelo para ser realmente eficaz.

 

A medicação mais indicada para queda de cabelo feminino é o Minoxidil,​ que atua melhorando a circulação sanguínea no couro cabeludo. No entanto, ele costuma ser utilizado em combinação com outros remédios para alcançar resultados mais efetivos.

 

queda capilar

Tratamentos aliados à uma boa alimentação têm efeitos positivos

A alimentação saudável é fundamental

 

Já o segredo da alimentação para frear a queda de cabelo é aumentar o consumo de alimentos ricos em proteína e em selênio, um mineral importante para a formação da pele, cabelos e unhas.

 

Todos os alimentos de origem animal são ricos em proteínas, portanto, devem ser incluídos na dieta alimentar de mulheres que sofrem com a queda de cabelo. Entre os alimentos ricos em selênio, estão as castanhas e a farinha de trigo. Mas como o selênio em excesso pode se tornar prejudicial ao organismo, o ideal é consumir apenas uma castanha do Pará por dia como forma de suplementação desse mineral.

  

cabelos resistentes

O cliclo de crescimento do cabelo tem um período de 6 a 8 meses

Conheça os mitos e verdades sobre a queda de cabelo feminino

 

1) Estresse é um dos causadores da queda de cabelo?

Verdade. Estresse, cansaço, ansiedade e depressão são uns dos principais fatores de queda de cabelo. Esses fatores, inclusive, podem ativar os genes ligados à calvície feminina.

 

2) Lavar a cabeça com água quente faz cair os cabelos?

Mito. Porém, pessoas que apresentam dermatite seborreica devem evitar a água quente, a qual estimula a produção de oleosidade, de maneira a piorar a doença e acarretar na queda dos fios.

 

3) Dietas radicais têm como consequência a queda de cabelos?
Verdade. A alimentação saudável, rica em nutrientes, é essencial para a saúde dos cabelos. Para não danificar os fios, a dieta deve ser rica em proteínas, vitamina B, ferro e sais minerais.

 

4) Secador de cabelo e chapinha provocam queda de cabelo?

Depende. Se utilizados de forma incorreta, tanto o secador como a chapinha podem danificar o cabelo. No caso do secador, a distância na hora de secar os fios deve ser de pelo menos 30cm. Já a chapinha muito quente quebra e desidrata os fios.

 

 

Assista ao vídeo abaixo e saiba quais são os primeiros sintomas da queda de cabelo feminino:

 

 

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!