Clínica Geral > Saúde

Descubra como o excesso de sal afeta a sua saúde

Por Redação Doutíssima 20/05/2015

Um dos principais temperos da gastronomia, o sal realça o sabor dos alimentos. Por outro lado, também pode ser um vilão para a saúde. O maior problema é o sódio, um de seus principais componentes, capaz de afetar o organismo quando consumido em excesso.

Por que o excesso de sal é ruim?

O sódio é essencial para a saúde humana. Esse mineral ajuda a regular fluidos, permitindo que o corpo saiba quando é hora de reabastecer ou descartar a água. Paralelamente, ele também mantém as transmissões nervosas e contrações musculares – funções vitais para nossa sobrevivência.

Um estudo da Universidade Duke, dos Estados Unidos, descobriu que o cérebro responde ao sódio semelhante à forma como ele faz com substâncias como heroína, cocaína e nicotina, o que pode explicar o porquê tantos de nós tendem a abusar de alimentos em que aparece em alta concentração de sódio.

Seu corpo tem vários mecanismos para assegurar a manutenção de uma concentração de sódio adequada em suas células e tecidos. Quando ele é escasso, o suor torna-se diluído e seus rins reduzem a produção de urina, ajudando a manter o equilíbrio.

Em compensação, quando a ingestão de sódio é elevada, seus rins não conseguem excretar sal o suficiente. A partir daí, o corpo precisa reter mais água para diluir a dose extra. Com isso, aumenta a quantidade de fluido em torno de suas células e também seu volume de sangue, o que gera aumento da pressão arterial.

Com o tempo, o trabalho extra e a pressão podem endurecer os vasos sanguíneos, levando à hipertensão arterial, ataque cardíaco e derrame. Isso também pode ocasionar insuficiência cardíaca.

A hipertensão arterial é uma das principais causas de doença cardiovascular. É responsável por dois terços de todos os acidentes vasculares cerebrais e metade dos casos de doença cardíaca, segundo um estudo da Universidade de Londres.

Vale saber ainda que não é apenas o sistema cardíaco e renal os potencialmente atingidos. O Fundo de Investigação Mundial do Câncer e Instituto Americano para Pesquisa do Câncer concluiu que o sal também é uma causa provável de câncer de estômago.

sal

Vale pensar duas vezes antes de adicionar uma dose extra de sal no seu prato. Foto: iStock, Getty Images

Como diminuir o consumo

Para a maioria dos adultos, a ingestão diária recomendada é uma colher de chá. Quem está em risco de pressão arterial elevada deve consumir ainda menos, pouco mais de metade da dose.

Para diminuir o consumo de sódio o ideal é substituir o sal de mesa por especiarias. Evite alimentos processados e preparados, que muitas vezes têm altos níveis de sódio, e opte por alimentos frescos.

Limite a ingestão de condimentos ricos em sódio, como molho de soja, e verifique os rótulos dos alimentos para ingredientes contendo sódio, como bicarbonato de sódio, fermento em pó, fosfato dissódico e glutamato monossódico. Procure por produtos rotulados baixo teor de sódio.

E você, costuma consumir muito sal por dia? Vale a pena ficar de olho.