Dica do Nutricionista > Slider Home

Confira como preparar um jantar light e seguir em forma

Por Redação Doutíssima 18/06/2015

Sabe-se que o excesso na ingestão de alimentos, a qualquer hora do dia, resulta em ganho de peso. Especialmente à noite, essa grande quantidade pode atrapalhar também o sono. Assim, esse período deve ser reservado para o descanso e também para o cuidado com o que se come. A dica é optar por um jantar light.

 

Além de observar o que se come, o ideal é que se tenha cuidado, também, com o horário. De acordo com a nutricionista Michele Blankenheim, a orientação é que a última refeição do dia seja feita até duas horas antes de dormir e, de preferência, um jantar light, com alimentos que facilitem a digestão.

jantar light

O jantar é uma refeição que deve ser leve para não interferir no sono da pessoa. Foto: iStock, Getty Images

Assim, a nutricionista aconselha evitar alimentos ricos em gorduras, refinados, como frituras, massas com molhos à base de queijo e carnes gordurosas. No lugar disso tudo, seu jantar light pode conter carnes magras, ovos, alimentos integrais, como arroz e macarrão, verduras ricas em fibras, como cenoura e beterraba.

Carboidratos no jantar light

Entre os integrais, opte pelos cereais, que contêm carboidratos, mas não precisam ser vistos como vilões. O carboidrato é um importante nutriente, que produz energia e por isso deve estar presente em todas as refeições.

Para um jantar light, a dica é ingerir os chamados carboidratos complexos, que demoram mais a liberar a glicose no sangue e exigem menos insulina. Entre os carboidratos complexos, você pode escolher a linhaça e a aveia.

De acordo com Michele, à noite, é importante que seja consumido um alimento de cada grupo, devendo conter fonte de carboidrato, proteína e lipídio e o consumo de fibras.

Uma boa opção de jantar light pode ser uma carne magra, um carboidrato (arroz ou batata) e salada com um fio de azeite de oliva. É importante lembrar que a quantidade de alimentos que deve ser  consumida à noite varia de pessoa para pessoa, por isso a importância de consultar um profissional da nutrição.

Sugestão para um jantar light

Para deixar o final do dia mais leve e garantir uma refeição saborosa antes de encerrar sua jornada, aprenda como preparar uma deliciosa torta de cenoura:

Ingredientes:

Massa:

– 300 gramas de flocos finos de aveia

– 1 ovo

– 70g de manteiga sem sal

Recheio:

– 5 cenouras raladas

– 1 alho poró médio picado

– 4 colheres de sopa de azeite de oliva

– 1 xícara de queijo gruyere ralado

– 6 colheres de sopa de salsa picada

– 1 xícara de leite

– 2 ovos

– Noz moscada, sal e pimento do reino a gosto

Modo de preparo:

Para preparar a massa, misture todos os ingredientes e forre uma forma de fundo removível untada com azeite. É preciso pré-assar por cinco minutos.

Para o recheio, aqueça o azeite e doure o alho poró e a cenoura. Acrescente a salsinha. Deixe esfriar, acrescente o queijo e despeje sobre a massa pré-assada. Separadamente, misture o leite, os ovos, a noz moscada, pimenta e o sal e coloque sobre o recheio. Espere assar por 30 minutos ou até que fique dourado.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!