Estética

Descubra o poder do ultrassom no tratamento da celulite

Por Redação Doutíssima 13/06/2014

A celulite é um dos maiores temores femininos. Para eliminar aquela gordura localizada que deixa a pele com aspecto de casca de laranja, um dos tratamentos utilizados é o ultrassom. O ultrassom no tratamento da celulite não é doloroso e é facilmente encontrado nas clinicas de estética, sendo também um método terapêutico econômico.

Aplicação do ultrassom no tratamento da celulite

Para eliminar o problema com mais eficácia, o ultrassom no tratamento da celulite deve ser associado com o uso de um gel à base de cafeína, pois esta parceria promove alterações significativas nos locais afetados pela celulite.

Ultrassom no tratamento da celulite pode ser combinado com cremes e tecnologias. Foto: Shutterstock

Ultrassom no tratamento da celulite pode ser combinado com cremes e tecnologias. Foto: Shutterstock

O aparelho de ultrassom no tratamento da celulite mais indicado é o 3 MHZ, utilizado no modo contínuo, com graduação variante direcionada à área de tratamento. Este tipo de tratamento pode ser feito tanto em clínicas de fisioterapia como em clínicas de fisioterapia estética.

O número mínimo de sessões é de 15, que podem ser realizadas diariamente ou em dias alternados. Para manter os resultados obtidos com o ultrassom no tratamento da celulite é indicado também a drenagem linfática, boa alimentação, uso de cremes anticelulite e exercícios localizados.

Utilidades do ultrassom no tratamento da celulite

Quando falamos em ultrassom logo pensamos nos exames de imagem feitos para como estão os órgãos dentro de nós. Porém há algum tempo o ultrassom também vem sendo usado para tratamentos estéticos. Quando combinado com cremes e outras tecnologias, o ultrassom no tratamento da celulite pode trazer bons resultados.

Contudo, o aparelho também pode ser usado para quebrar gorduras ou mesmo promover microcoagulação dos tecidos e consequente estímulo do colágeno. Dessa forma, ele pode ser utilizado tanto no tratamento de gordura localizada quanto em procedimentos contra a flacidez e perda de firmeza da pele da face e do pescoço.

Cuidados especiais

Antes de realizar seções de ultrassom no tratamento da celulite, a pele onde ele vai ser aplicado deve estar sem ferimentos. É importante também que esteja com a pele limpa e seca e que os cremes ou maquiagem sejam removidos. Após a sua aplicação não é recomendado nenhum cuidado.

Vale lembrar que o ultrassom no tratamento da celulite, da gordura localizada e da flacidez é contraindicado para pessoas com câncer, pois ele pode acelerar os tumores.

Também não é uma técnica indicada para pessoas com problemas de coagulação ou doenças circulatórias, ou para aplicação em mulheres grávidas, pois pode ocorrer alteração no líquido amniótico e até gerar malformações no feto.

Após a seção de ultrassom no tratamento da celulite, pode ocorrer uma vermelhidão ou inchaço no local em que o foi aplicado, o que pode durar algumas horas. Podem também aparecer pontinho arroxeados, que indicam microsangramentos na pele e que podem permanecer entre uma e duas semanas. É importante lembrar ainda que o procedimento deve ser feito com um profissional capacitado.

Sobre o ultrassom

O ultrassom é um aparelho com uma onda mecânica com uma frequência alta (acima de 20 kHz), que está fora da capacidade do ouvido humano. Por isso, nossos ouvidos não captam seu som.

Esta onda é capaz de ultrapassar a pele e, assim, revelar a localização de algumas estruturas dentro do nosso corpo, se refletindo nelas e voltando. Quanto maior a frequência da onda de ultrassom, mais superficialmente ele penetra na pele.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

Saiba mais:

 

Gordura abdominal e celulite? Saiba como reduzir

Cremes para celulite: mito ou verdade?

Nutricionista ensina a enfrentar de vez o fantasma da celulite

7 Maneiras de combater a celulite

5 Soluções imediatas contra a celulite

Aprenda a fazer a ginástica anti celulite

6 Tratamentos que prometem reduzir a celulite