Guia dos Dentes

Lábio leporino pode ser corrigido com intervenção médica

Por Redação Doutíssima 18/06/2014

lábio leporino, também conhecido como fissura labial ou fenda labial, pode ser verificado quando o lábio superior do bebê não une na parte central. Um lábio leporino pode ser constituído apenas por um pequeno entalhe na parte vermelha do lábio, no entanto, também acontece de o lábio estar completamente separado até ao nariz.

Causas do lábio leporino

O lábio leporino pode ser decorrente do nascimento com uma quantidade insuficiente de pele e músculo na boca, o que resulta em um desenvolvimento anômalo do lábio.

Cirurgia de lábio leporino é indicada para primeiros anos de vida da criança. Foto: Shutterstock

Cirurgia de lábio leporino é indicada para primeiros anos de vida da criança. Foto: Shutterstock

As causas do lábio leporino ainda não são totalmente conhecidas pela Medicina. Sabe-se, entretanto, que há maior risco de o bebê ter lábio leporino se na família já tiverem casos da doença anteriormente.

Outro fato que já consensual é que determinada medicação, se ingerida durante a gravidez, pode originar o lábio leporino. Já quanto a condutas do pai ou por parte da mãe, não há nada que possa, eventualmente, ter sido feito para provocar o lábio leporino do bebê.

Consequências do lábio leporino

Geralmente, o lábio leporino por si só não constitui qualquer problema, a não ser estético. Contudo, o aspecto diferente do portador dessa condição pode afetar a sua autoestima e gerar transtornos de ordem psicológica.

Caso seja observado algum sulco labial persistente que pode variar, desde um pequeno entalhe no lábio a uma separação completa até a base do nariz, procure um médico. Peça informações ao especialista em cirurgia maxilofacial.

Além da fala, o bebê acometido por lábio leporino poderá ter problemas quanto ao nível da amamentação e de aumento de peso. Uma das medidas mais utilizadas pelos médicos no enfrentamento da condição é ensinar os pais a usar biberões, tetinas ou outros artigos específicos para a alimentação da criança.

Tratamento do lábio leporino

Médicos recomendam que as correções de lesões congênitas, como é o caso do lábio leporino, sejam realizadas ainda na infância, quando haverá maior chance de sucesso do procedimento.

Estima-se que o lábio leporino deva ser alterado em torno dos 18 meses de idade, antes que a criança adquira vícios na fala, pois é por volta desta idade que ela começa a dizer as primeiras palavras.

Cirurgia do lábio leporino

Outra opção para a correção do lábio leporino é por intermédio de uma cirurgia. A primeira cirurgia do lábio leporino pode ser realizada aos três meses de idade da criança.

O objetivo é facilitar a alimentação e evitar que ela reflua alimentos pelo nariz. Geralmente, são usadas placas palatinas pré-moldadas, de fácil manejo e com a orientação da posição correta para alimentar o bebê.

Para a reabilitação da criança, é recomendada que ela seja atendida por uma equipe multidisciplinar, composta por fonoaudiólogo, nutricionista, dentista, psicólogos e assistente social.

Dicas para lidar com o lábio leporino

– Procure sempre manter a melhor posição para amamentar seu bebê com lábio leporino;

– Não dispense a orientação de profissionais de Psicologia, pois idealizar um filho e este sonho não se concretizar no dia do nascimento é doloroso e frustrante;

– Faça todos os acompanhamentos necessários para seu filho, tendo em vista uma reabilitação total e sem traumas para ambos.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

Saiba mais:

 

Dente do juízo, terceiro molar, dente do siso: muitos nomes, um só problema

Mitos e verdades sobre a retirada do siso (os dentes do juízo)

Como ter dentes saudáveis na 3ª idade

Como arrancar o dente do seu filho: dica de uma mãe

Qual restauração dentária é melhor: prateada ou da cor do dente?

Vamos saber tudo sobre as manchas intrínsecas nos dentes

Dúvida do leitor: antibiótico estraga os dentes?