Sexualidade

Aprenda como o esperma é produzido no organismo masculino

Por Redação Doutíssima 01/01/2014

Todos sabemos que quando um homem ejacula durante o sexo, ele libera milhões de espermatozoides. Mas você sabe como o esperma é produzido pelo organismo? Esse processo pode até parecer simples, porém pode ser influenciado por uma série de hábitos do dia a dia. 

esperma-doutissima-iStock getty images

A sua rotina pode influenciar a produção de espermatozoides. Foto: iStock, Getty Images

Como o esperma é produzido?

Para entender a produção desse líquido, a primeira coisa a saber é que ele é produzido no sistema reprodutor masculino – subdividido em testículos, epidídimo, dutos deferentes, vesícula seminal, próstata, pênis e uretra.

Todo o processo começa nos tubos seminíferos, uma das partes que compõem os testículos. Lá estão localizadas as espermatogônias, as células que dão origem à produção dos espermatozoides, resultado de sucessivos processos naturais dentro do organismo reprodutor masculino.

Logo depois de criados, eles ficam armazenados no epidídimo, lugar em que passam por pela maturaçãoQuando inicia o processo ejaculatório, os espermatozoides maduros viajam para os dutos deferentes e de lá para a uretra – sempre através de contrações musculares.

Os dutos deferentes servem ainda para reabsorver aqueles que, eventualmente, não forem expulsos. Chegando na uretra, os espermatozoides se misturam ao fluído seminal, cuja frutose é utilizada pelo líquido a ser ejaculado para neutralizar a acidez natural do restante da uretra masculina e da vagina.

Mais adiante, essa mistura se encontra com um líquido leitoso, produzido pela próstata. Pronto, finalmente está formado o esperma, que é então expelido pelo pênis. Um estudo publicado no Journal of Andrology indica que a cada ejaculação o homem libera em média 3,4 mililítros de sêmen.

Além disso, divulgada na revista Fertility and Sterility, uma pesquisa descobriu que o intervalo entre cada ejaculação influencia a quantidade de espermatozoides presentes nesse líquido – mas concluíram que isso não eleva as chances de fecundação.

O que afeta a qualidade do sêmen?

São muitos os aspectos capazes de influenciar a qualidade do esperma. Muitas vezes a presença desses fatores dificultam a capacidade de concepção e, em casos mais extremos, podem até mesmo levar à infertilidade.

A qualidade do sêmen decai com o avanço da idade.. Não só isso, à medida que se envelhece aumentam os riscos de defeitos congênitos. Por exemplo, uma pesquisa publicada no Journal of Child Psychology and Psychiatry descobriu uma relação entre a incidência de autismo e a faixa etária dos pais.

O esperma também é sensível ao calor, acreditando-se ser pouco recomendável a exposição a fontes de calor por longos períodos. Mas ao menos um mito muito popular relacionado ao calor não se sustenta cientificamente: segundo outro estudo publicado na revista Fertility and Sterility, não é possível comprovar a relação entre o uso de cuecas apertadas, o aumento do calor na região escrotal e a diminuição da qualidade do sêmen.

Vale a pena ainda cuidar de outros aspectos, caso você queira preservar a boa qualidade do seu esperma. A indicação é que homens evitem o fumo, o consumo de cafeína em excesso e pratiquem atividades físicas regularmente.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!