Dica do Nutricionista

Óleo de girassol é aliado no combate ao envelhecimento

Por Redação Doutíssima 03/08/2015

Feito a partir das sementes de uma flor e presente em muitas cozinhas em todo o Brasil, o óleo de girassol é uma fonte de gorduras boas. Barato e fácil de encontrar, é uma ótima opção para manter a saúde em dia.

Óleo de girassol: do campo para a mesa

Jacqueline Silva, nutricionista do Hospital do Coração (HCor), de São Paulo, ensina que o óleo de girassol, assim como os demais óleos vegetais, é rico em gordura poli-insaturada, principalmente ômega 6.

oleo de girassol

Óleo vegetal ajuda a combater o envelhecimento celular e reduzir o colesterol. Foto: iStock, Getty Images

“Uma das vantagens da utilização desse óleo é o enriquecimento da dieta com gorduras boas, as poli-insaturadas, ao invés de gorduras ruins, como as saturadas e a trans”, explica a nutricionista. Ainda segundo ela, as últimas citadas estão relacionadas com o aumento do colesterol ruim e de doenças cardiovasculares.

De acordo com um estudo do governo do estado do Rio Grande do Norte, o óleo de girassol é considerado nobre e tem alto valor nutricional. Cerca de 63% da sua composição é de ácido linoleico.

Ele ainda tem potencial anti-inflamatório e é capaz de reduzir o colesterol, agindo na prevenção de problemas cardiovasculares e na aterosclerose.

Esse óleo ainda é fonte de vitamina E, um poderoso antioxidante que combate o envelhecimento do organismo a nível celular. Além disso, ajuda a fortalecer o sistema imunológico.

Jacqueline frisa que as gorduras poli-insaturadas, como o ômega 6 presente no óleo de girassol, são essenciais para o organismo. “A única forma de obter esse nutriente é consumindo na dieta, pois o corpo não o produz”, explica.

Ela ainda comenta que o ômega 6, que também é encontrado nos óleos de soja e milho, desempenha muitas funções no organismo, sendo essencial no processo contra inflamação e na formação de tecidos.

 

Óleo de girassol 

Como consumir o óleo de girassol

De acordo com a nutricionista, não existe uma recomendação específica para consumo de óleo de girassol, e sim para gorduras poli-insaturadas. “Essa deve ser 5 a 10% do valor calórico total diário”, diz.

Como exemplo, a nutricionista menciona que se a necessidade energética de uma pessoa é de 2000 calorias por dia – e se todas as gorduras poli-insaturadas forem de origem apenas desse óleo – a pessoa poderia consumir de 10 a 20 ml diários.

Mas Jacqueline alerta que além do óleo proveniente do girassol, a gordura poli-insaturada está presente em outros alimentos que fazem parte da alimentação diária. Ela menciona mais uma vez outras fontes, como os azeites provenientes da soja e do milho e ainda adiciona: variedade na dieta é muito importante.

Por último, a nutricionista lembra que é comum a alimentação dos brasileiros ser rica em óleo e que, em geral, consome-se mais do que o necessário para obter os benefícios. Então, além de se preocupar com a qualidade das gorduras, é preciso estar sempre atento à quantidade.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!