Dica do Nutricionista

Lentilha: aproveite seus benefícios muito além do Ano Novo

Por Redação Doutíssima 19/01/2015

Tradicional no Ano Novo, mas saborosa em qualquer data, a lentilha é cheia de benefícios. Os pequenos grãos não representam o tamanho do potencial nutritivo desse alimento, que possui fibras solúveis e insolúveis.

Lentilha combate o colesterol

 

A lentilha auxilia tanto na redução das taxas de açúcar no sangue como na diminuição do colesterol. As suas fibras solúveis formam um composto rico que faze com que a absorção da glicose seja mais lenta.

lentilha

Tradicional indica que forma de moedas faz da lentinha um alimento de prosperidade. Foto: iStock, Getty Images

Já as fibras insolúveis previnem doenças digestivas, como o cólon irritável e a diverticulite. Ela aumenta a produção de fezes e torna mais regulares as idas ao banheiro.

Mas a lentilha não é benéfica apenas para o aparelho digestivo. A saúde do coração também tem nesse alimento um aliado. Além das fibras, o grão possui um alto teor de magnésio e folatos (ácido fólico e sais).

Enquanto o folato auxilia na redução dos níveis de homocisteína (que provoca um grande risco para doenças cardiovasculares), o magnésio melhora a circulação do sangue e a oxigenação dos tecidos.

Ferro é o principal componente da lentilha

 

Gestantes, lactantes, crianças e adolescentes devem incluir a lentilha em suas refeições porque o alimento é uma excelente fonte de ferro. Essa substância compõe a hemoglobina, uma molécula responsável por transportar oxigênio dos pulmões para os tecidos, que integra os principais complexos de enzimas que produzem energia para o corpo.

Se ingerido com alimentos com vitamina C (como salsa, limão ou laranja), o ferro se torna ainda mais eficiente.

Comer lentilha pode ainda aumentar a energia através do ferro, que queima os carboidratos lentamente. Mulheres que estejam menstruando devem inserir o consumo desse alimento para não perder os nutrientes do organismo.

Para a manutenção do peso, esse alimento é melhor que carnes vermelhas, porque não possui gordura ou calorias demais. Durante a amamentação, ela se torna ainda mais necessária para nutrir o bebê.

Outros benefícios desse grão é que ele combate a anemia, a prisão de ventre, baixa o colesterol e atenua os sintomas de diabetes.

Os carboidratos considerados bons para manutenção do organismo também estão presentes. São os chamados carboidratos complexos, que mantém o nível da glicose mais baixo, impedindo que essas substâncias se transformem em gordura tão cedo.

Além disso, as proteínas presentes no grão auxiliam na manutenção da massa de músculos, ajudam a defender o organismo e ainda aumentam o metabolismo.

Por que comemos lentilha no Ano Novo?

 

Segundo uma tradição italiana, a lentilha é muito semelhante a moedas. Dessa forma, consumi-la no Ano Novo seria uma promessa (ou simpatia) para ter muita prosperidade e dinheiro.

No Brasil, a crença se propagou com a chegada dos imigrantes e vem sendo disseminada até hoje. Diversas receitas e modos de preparo já foram criados como forma de tornar o ano mais próspero.

O importante é saber que, com o consumo desse alimento, você tem a garantia de ferro e inúmeros nutrientes que poderão deixá-lo, ao menos, mais saudável.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima