Esporte

Exercícios físicos contribuem com o tratamento para bronquite

Por Redação Doutíssima 23/06/2015

Muitas vezes, os exercícios físicos parecem um desafio quando você tem problemas respiratórios crônicos. Porém, a atividade física regular pode ajudar no tratamento para bronquite, já que fortalece a musculatura respiratória, melhora a circulação, facilita a utilização mais eficiente do oxigênio e diminui os sintomas da doença.

 

Mesmo assim, antes de começar quaisquer exercícios físicos, é preciso consultar um médico especialista.

tratamento para bronquite

Pessoas com bronquite podem se exercitar para fortalecer músculos que atuam na respiração. Foto: Shutterstock

 

Papel dos exercícios no tratamento para bronquite

Um estudo publicado na American Journal of Respiratory e Critical Care Medicine revelou que a atividade física é capaz de ajudar na proteção contra o desenvolvimento e a progressão de doenças pulmonares obstrutivas crônicas, como é o caso da bronquite. Além disso, mostrou que o exercício regular previne o declínio da função pulmonar.

 

Por isso, exercitar-se regularmente pode fortalecer os músculos que ajudam a respirar. Se você possui bronquite, consulte um médico e tente praticar atividades pelo menos três vezes por semana. Avance de forma gradual, ou seja, comece devagar por curtos períodos, e em seguida aumente a frequência e a quantidade de tempo que você destina à atividade física.

 

Quer um exemplo? Comece caminhando lentamente por 15 minutos, três vezes por semana. Depois de um período, é possível aumentar a velocidade de caminhada, bem como o tempo destinado a ela – no início faça 20 minutos, então aumente para 25 minutos e, no final, para 30 minutos.

 

Tratamento para bronquite: exercícios exclusivos

É possível ainda conversar com o médico sobre um programa de exercícios de reabilitação pulmonar para melhorar a sua respiração. A reabilitação pulmonar é um programa com várias atividades respiratórias, capazes de ajudar a controlar os sintomas dessa condição e atuar no tratamento para bronquite.

 

Um desses métodos de respiração presentes no tratamento para bronquite consiste em respirar fundo e depois expirar lentamente pela boca, enquanto segura seus lábios como se você estivesse se preparando para beijar alguém.

Além desse e de outros exercícios que serão indicados, é preciso manter o tratamento para bronquite indicado pelo médico. Os exercícios são ótimos complementos para o combate à doença, mas ainda serão necessários outros cuidados.

 

O que é a bronquite?

A bronquite é uma doença caracterizada pela inflamação dos brônquios, principal passagem de ar para os pulmões, e normalmente aparece logo após uma infecção respiratória viral. Os principais sintomas incluem tosse, falta de ar, chiado no peito e fadiga.

 

A bronquite crônica é essa condição a longo prazo. Nesse caso específico, as pessoas têm uma tosse que produz muco excessivo. Para ser diagnosticado com ela, você deve ter uma tosse com expectoração na maioria dos dias do mês, durante pelo menos três meses.

 

Caso você tenha bronquite, procure descansar bastante. Além disso, beba muito líquido, que ajuda a evitar a desidratação e diluir o muco nos pulmões. Trate dores de cabeça e febre com a medicação recomendada pelo seu médico.

Além do tratamento para bronquite, é importante ainda adotar hábitos saudáveis. Se você fuma, deve parar imediatamente. O tabagismo agrava a bronquite e aumenta o risco de que ela se torne crônica. Considere essa condição como a oportunidade perfeita para largar de vez o cigarro.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!