Esporte > Fitness

Estudos mostram que exercícios podem reduzir a inflamação do corpo

Por Tatiana Barros 25/01/2017

Que as atividades físicas são benéficas para a saúde de uma forma geral não é mais novidade. Além de conferir bem estar, a prática regular pode prevenir doenças como diabetes, obesidade, doença celíaca e fibromialgia. E um estudo recente comprovou ainda que exercícios podem ajudar a reduzir a inflamação no corpo.

Entenda como caminhar pode reduzir inflamação no corpo. (Foto: Istock)

Entenda como caminhar pode reduzir inflamação no corpo. (Foto: Istock)

Como os exercícios podem reduzir a inflamação do corpo?

Um estudo realizado por pesquisadores da Universidade da Califórnia em San Diego, nos Estados Unidos e publicado recentemente na revista científica Brain, Behavior and Immunity, mostrou que 20 minutos de exercício são capazes de reduzir a inflamação no corpo.

O grupo de pesquisadores desejava comprovar se a prática de atividades físicas ativavam o sistema nervoso simpático do cérebro. Essa parte é responsável por acelerar os batimentos cardíacos, elevar a pressão arterial e intensificar o ritmo respiratório. E eles acreditavam que ao disparar esse sistema, ele acionaria uma resposta anti-inflamatória. Essa teoria foi comprovada com o estudo.

Para isso, os cientistas convocaram 47 homens e mulheres, que precisaram caminhar em uma esteira em intensidade moderada por 20 minutos. Eles tiveram uma amostra de sangue coletada em dois momentos: antes e depois da prática desse exercício. O que os resultados mostraram é que houve uma redução de 5% no número de células imunológicas ligadas a processos inflamatórios.

A partir desse estudo, os cientistas pretendem conseguir desenvolver novos novos tratamentos anti-inflamatórios. E um outro lado positivo deste estudo é a comprovação de que apenas 20 minutos de atividade já é suficiente para se proteger. “A ideia de que o treino precisa ser exaustivo e longo intimida aqueles que sofrem com doenças inflamatórias crônicas e poderiam se beneficiar da atividade física”, comentou a cientista líder do estudo Suzi Hong.

Para quem sofre com alguma doença ou vive no sedentarismo, não há como mais fugir e deixar de praticar exercícios. Uma simples caminhada já pode fazer toda diferença para a manutenção da sua saúde. Vale a pena consultar o seu médico e um profissional capacitado em atividades físicas para que avaliem de que forma essa prática pode ser inserida na sua rotina, possibilitando que você consiga todos os benefícios disso.

Gostou de saber que a caminhada pode ajudar a reduzir a inflamação do corpo? Para outras notícias fitness, não deixe de acompanhar o nosso site!