Especialidades > Remédios Caseiros

­Remédios naturais: Conheça bons remédios caseiros para bronquite asmática e bronquite

Por Redação Doutíssima 08/04/2014

remédios caseiros para bronquite

 

Tosse, catarro e incômodo causado pela bronquite?

É, não é fácil sofrer por causa de inflamações respiratórias. Ainda bem que existem os remédios caseiros para bronquite que podem nos ajudar. Neste artigo você vai saber mais sobre as causas e ainda aprender duas receitas de remédios para o tratamento desta inflamação.

Anote as nossas dicas:

 

O que é?

 

A bronquite é uma inflamação dos brônquios (canais que levam o ar que nos inalamos até os pulmões). Ela acontece quando os brônquios não conseguem eliminar o acúmulo de muco.

A bronquite pode ser classificada em crônica ou aguda. A diferença entre as duas é a duração e a intensidade dos sintomas. Por exemplo, na aguda as crises duram até duas semanas. Mas se os sintomas da inflamação ultrapassarem este período, ela é considerada como crônica.

 

Causas

 

A bronquite pode ser causada por vírus e em alguns casos por infecções bacterianas. Outros fatores que podem gerar as crises são substâncias alérgenas como como poeira, ácaros, cosméticos, etc.).

 

Sintomas

 

Os principais sintomas são chiado no peito, cansaço, febre e falta de ar, crises de tosse com bastante secreção, principalmente à noite ou quando a pessoa pratica exercícios físicos.

 

Remédios caseiros para bronquite

 

Os remédios caseiros para bronquite ajudam a diminuir os sintomas da inflamação, por isso, vamos te ensinar duas ótimas receitas que ajudam a eliminar o muco e a tosse.

 

 

remédios caseiros para bronquite

 

Chá de gengibre

 

O gengibre é famoso por conter propriedades anti-inflamatórias e agir de maneira eficaz no tratamento da bronquite. Para preparar o seu chá, você vai precisar de:

– 1 pedaço pequeno de gengibre

– 1 1/2 xícara (chá) de água

– Açúcar ou adoçante (opcional)

 

Modo de Preparo

 

1 – Depois de lavar bem o gengibre, corte-o em pedaços.

2 – Coloque os pedaços em uma panela e cubra com a água, em seguida, leve ao fogo médio e deixe ferver cozinhar durante 5 minutos.

3 – Adoce se achar necessário.

Posologia: É recomendado tomar 4 xícaras do chá por dia logo que as crises de bronquite atacam.

 

Chá de cebola

 

Apesar de não agradar a todos por causa do cheiro, a cebola é um dos ingredientes mais utilizados em remédios caseiros para bronquite. Por ser uma hortaliça que possui propriedades expectorantes e anti-inflamatórias, ela ajuda no tratamento de sintomas de infecções reparatórias como a tosse. Além de ser rica em vitaminas, ela possui fósforo, magnésio e cálcio e outros minerais importantes para a saúde. Para fazer o chá de cebola, você vai precisar de:

 

– 1 cebola grande

– 500 ml de água

– Açúcar ou mel a gosto

 

Modo de preparo

 

Corte a cebola em rodelas e coloque em uma panela, deixe ferver por cerca de dez minutos. Coe a mistura e adicione açúcar ou mel. Tome de duas xícaras por dia até que os sintomas desapareçam.

 

Recomendações

 

Além dos remédios caseiros para bronquite, o tratamento também pode ser feito através de mudanças simples no dia-a-dia para evitar as crises. Conheça algumas atitudes que poderão te ajudar:
Limpar a casa – Os ácaros são um dos principais causadores das crises de tosse, por isso, é importante manter a casa livre da sujeira. Varra o chão ou passe aspirador pelo menos uma vez por semana e evite o acúmulo de pó sobre prateleiras e superfícies.

Evitar contato com animais – Se a as crises de alergia forem provocadas por pêlos de animais de estimação, o ideal é evitar contato com eles, pelo menos na hora de dormir. Também é importante dar banho no seu animal de estimação no mínimo uma vez por semana.
Evitar contato com cigarro – Pessoas fumantes possuem mais chances de sofrer com as crises de bronquite, principalmente no inverno, onde há maior concentração de poluição e ar seco.

Vá ao médico – Mesmo que as crises consigam ser contoladas, é preciso ir ao medico para o acompanhamento e tratamento adequado da bronquite.

 

Para saber mais sobre remédios caseiros para bronquite, assista ao vídeo abaixo:

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

Saiba mais:

 

Bronquite aguda e crônica: cuidados neste inverno!

Como evitar as crises de asma

Uma dieta rica em fibras reduziria o risco de asma

Tudo o que você precisa saber sobre asma

Tosse e coriza: conheça as principais causas

3 Receitas caseiras para aliviar a tosse

Como acabar com a tosse seca

 

 

 


Sites parceiros