Esporte > Fitness

Escalada: esporte confere fortalecimento muscular

Por Tatiana Barros 12/12/2017

Para quem não resiste aos esportes de aventura que deixam a adrenalina a mil, uma ótima opção para praticar é a escalada. A modalidade, que tem ganhado cada vez mais adeptos, tem a vantagem de poder ser praticada por qualquer pessoa, em ambientes abertos e fechados.

escalada

A escalada fortalece os músculos inferiores e superiores. Foto: Istock/ Getty Images

O que é a escalada?

Esse esporte tem como base as técnicas e os movimentos do montanhismo. Na escalada tradicional, o objetivo é alcançar o cume de uma montanha que tenha no mínimo 50 metros de altura. Para isso, são usados grampos para fixação dos equipamentos de segurança.

Já na escalada esportiva o objetivo não é chegar ao cume e sim ultrapassar partes mais difíceis, com proteções que reduzem o risco de quedas.

Um tipo comum praticado atualmente é a escalada indoor, em que a atividade acontece em rocha ou muro de treino. Você já deve ter se deparado com essa modalidade até mesmo em shoppings e academias.

Outra opção é a escalada artificial, uma derivação da escalada em rocha e que tem como objetivo treinar alpinistas na cidade, antes de encararem as montanhas. Nessa modalidade, não há grampos, sendo utilizados equipamentos removíveis.

Já no top rope, é usada uma corda como proteção para dar segurança ao escalador e assim permitir que ele fique içado todo o tempo.

Por fim, há ainda o Boulder, uma escalada com pequenos blocos de rocha, parecida com a escalada esportiva, mas em menor escala. Por ser próxima ao solo, é a única que não utiliza equipamentos de segurança, apenas a sapatilha e a bolsa com magnésio (para manter as mãos secas).

Em todos os tipos desse esporte, são utilizados como equipamentos essenciais cordas, capacete e sapatilha de escalada.

Benefícios da escalada

Essa prática tem como principais benefícios:

• Essa é uma atividade que exige muito da força dos músculos, especialmente dos membros inferiores e superiores, para fazer o movimento que possibilite a subida. Por essa razão, a escalada resulta no fortalecimento e crescimento muscular.
• A prática gera também uma alta queima de calorias e, por isso, o resultado é o emagrecimento. É claro que, para isso, a atividade regular deve vir acompanhada de uma dieta balanceada.
• Esse esporte exige uma boa noção de espaço e promove a melhora da coordenação motora. Além disso, o equilíbrio também é essencial, para evitar quedas e conseguir alcançar o objetivo.
• Há ainda o aumento do foco e concentração. Também ajuda a enfrentar medos, como de altura. Por liberar endorfina, o neurotransmissor do bem-estar, a prática resulta em uma elevação da autoestima, redução do estresse, ansiedade e é eficiente até para tratar casos de depressão.