Esporte > Fitness

Exames para atividade física: quais você deve fazer antes de se exercitar

Por Pedro Katchborian 04/12/2017

Os exames para atividade física são essenciais para o atleta saber como vai a sua saúde antes de praticar qualquer tipo de exercício. Para isso, recomenda-se uma ida a um clínico ou cardiologista que possa avaliar o estado de saúde em geral da pessoa — e se ela pode ou não praticar a atividade.

Dependendo do caso, o médico pode vetar algum esporte ou até sugerir algum que se adeque melhor às condições da pessoa. Veja abaixo uma lista das orientações médicas antes de um paciente começar uma nova atividade. As recomendações médicas foram definidas pela Sociedades de Cardiologia e de Medicina do Esporte e Exercício em 2013, em um documento oficial chamado Diretrizes em Cardiologia do Esporte. Veja:

Exames para atividade física

Consulta especializada

A ida a um clínico geral é essencial para que o médico possa avaliar as peculiaridades de sua saúde. Ou seja: você irá falar sobre o seu histórico médico — se já realizou cirurgias, toma remédios ou tem problemas como tontura ou falta de ar. Hábitos como uso de cigarro, álcool, drogas e outras substâncias também devem ser reportados ao médico. Lembre-se de ser franco e honesto com o profissional — é sua saúde e vida que estão em jogo.

Hemograma

O famoso exame de sangue. O hemograma pode detectar problemas como anemia, infeccções, entre outros problemas. Com esse exame, o médico poderá compreender como vai o seu sistema imunológico.

Teste ergoespirométrico

O teste ergoespirométrico é um dos mais importantes exames para atividade física. O próprio já um exercício: em uma esteira, o paciente deve dar o máximo de seu esforço para medir a resposta de sistemas cardiovascular, pulmonar e muscular. O teste deve ser feito sempre com um médico na sala.

Eletrocardiograma

As atividades físicas vão exigir muito do seu coração. Para saber se tudo está ok para você dar aquela corridinha ou jogar aquela pelada, o indicado é o eletrocardiograma, que registra a variação dos potenciais elétricos gerados pela atividade elétrica do coração.