Especialidades

Dores nas pernas e braços: saiba como se preparar para as atividades e evite problemas de saúde

Por Dr. Fernando Takao Cinagava 03/04/2014

Mesmo que você não seja um atleta ou atue em uma profissão que exija um grande esforço físico sempre existe a possibilidade de que você sinta dores nas pernas e braços em decorrência de suas atividades.

dores nas pernas e braços

Vamos começar por uma definição de membro: “cada um dos quatro apêndices do corpo do homem e de outros animais, ligados ao tronco por meio de articulações, sendo dois superiores e dois inferiores, e que realizam movimentos diversos, entre os quais a locomoção e a preensão”.

Agora, atualize esta definição para o universo das atividades de um adulto. Vemos que a utilização dos nossos membros é constante, desde o momento em que acordamos até a hora de dormir. Fazemos tarefas domésticas, no trabalho, no esporte, na vida social, no lazer, etc.

Quando crianças, brincamos, corremos, pulamos e extrapolamos, pois, assim como o dito popular, criança não se cansa. Devemos saber que o nosso corpo precisa de cada etapa da vida, precisamos fazer tudo isso quando criança, para que possamos viver uma boa fase adulta. Primeiro, para passar por esta etapa, e segundo, porque somos o que fomos e fizemos no passado. Isto é: o desenvolvimento das capacidades físicas e mentais depende de nossa infância e adolescência.

Pulemos agora para a fase adulta: estudos, compromissos, trabalho, namoro, família, e se der tempo, descansar. Uma rotina que se repete dentro de cada casa, para cada brasileiro. Tem quem fica o dia todo na frente do computador, tem quem fica o dia todo apertando um botão e puxando alavancas, tem que faz de tudo um pouco. A questão que cada um deve fazer é: “será que estou preparado para fazer isso?”.

Para evitar dores nas pernas e braços

dores nas pernas e braçosNão há como uma pessoa que não gostava de praticar exercícios, executar trabalhos pesados, assim como ficar o dia todo na frente de um computador, sem se esticar ou alongar. O fato é que devemos nos preparar para o nosso hábito de vida. Nos dois casos, a atividade física se aplica, pois mesmo que a pessoa não tenha praticado exercícios quando mais jovem, a aptidão ao trabalho pode ser conseguida, dando condições ao seu próprio corpo, de aguentar a labuta diária.

No primeiro caso se dá a força e resistência que seus membros precisam para a execução da tarefa pesada. No segundo, apesar de parecer pouco esforço ficar no computador, horas e horas sentado é uma grande prova de resistência aos membros, e assim, conseguimos o mesmo efeito com atividade física.

Saliento que cada caso é um caso, e devemos procurar orientação médica para o tratamento das dores. Mas considere, antes de tudo, que o principal culpado de nossas dores não vêm de fora ou do trabalho, e sim, de nós mesmos. Então, dê mais atenção ao seu esforço diário e evite o incômodo das dores nas pernas e braços!

Membro In Infopédia [Em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2014. [Consult. 2014-03-24]. (Disponível em: http://www.infopedia.pt/lingua-portuguesa/membro;jsessionid=NV1XYsZJZtGZbMFLKgiRnQ).

 

Saiba mais:

6 atividades relaxantes e anti-estressantes

Atividade física na terceira idade: nunca é tarde para começar

É possível! Conheça 5 atividades físicas para se exercitar sem suor

Como monitorar a frequência cardíaca durante a atividade física

6 atividades ara fazer no engarrafamento

ginastica laboral: pequenas atividades físicas que podem evitar lesões no trabalho

20 cuidados ao praticar atividades físicas na gravidez