Dica do Nutricionista

Saiba quais os benefícios de ingerir água com limão

Por Redação Doutíssima 03/07/2015

A combinação água com limão pode fazer maravilhas pelo nosso organismo e muitas pessoas já descobriram essa fórmula que ajuda na perda de peso e elimina toxinas do nosso corpo. O limão é uma fruta rica em vitamina C, por isso atua também no rejuvenescimento da pele, processo que ocorre de dentro para fora.

 

Primeiro, é preciso lembrar que a água é um líquido essencial para o bom funcionamento do organismo. Segundo informações da Escola de Saúde Pública de Harvard, Estados Unidos, a água é a melhor maneira de hidratar o corpo e matar a sede.

agua com limao

Tomar água morna com limão pode ajudar na digestão após refeições gordurosas. Foto: iStock, Getty Images

 

Água com limão ajuda o sistema digestivo

Conforme a nutricionista Juliana Utzig, existem algumas dicas relevantes sobre como podemos ingerir água com limão, além de ser importante conhecer os outros importantes benefícios dessa associação para o corpo humano.

Uma boa opção, de acordo com Juliana, é aquecer a água com limão e tomar pela manhã. Isso vai fazer com que o sistema digestivo funcione melhor e também facilita a eliminação dos resíduos do organismo. Além disso,a combinação ajuda no combate à prisão de ventre e também à diarreia, já que regula o sistema digestivo.

A água quente é importante porque com a temperatura um pouco elevada, ela elimina a gordura que existe no aparelho digestivo. Esse conselho é especialmente para após as refeições ricas em gorduras.

Além disso, a combinação do limão com a água quente estimula a produção de saliva e do suco gástrico, essenciais para a digestão.

Mas você sabe por que o limão é tão poderoso? Um copo de suco dessa fruta possui menos de 25 calorias, é uma fonte excelente de nutrientes como fibras de pectina, potássio, cálcio e a já falada vitamina C, além de vitamina A e ferro.

Tudo isso faz com que o limão seja um importante aliado do sistema imunológico e ajuda a proteger especialmente de infecções. O sangue também é beneficiado pela ação da fruta, que age como purificadora.

A produção da bile, substância produzida pelo fígado, é estimulada pelo limão. A bile é armazenada na vesícula e liberada no intestino, isolando a gordura e facilitando a absorção de nutrientes. Mesmo com sua acidez, o limão chega ao estômago já entrando em combinação com os minerais alcalinizantes, o que ajuda a manter o pH do corpo equilibrado.

Quem pratica atividades físicas regularmente encontra na água com limão uma poderosa parceria. O suco do limão auxilia na reposição de sais do corpo, perdidos principalmente após treinos intensos, eliminados no suor.

Como preparar água com limão

Para garantir os benefícios da água com limão, não há mistério e o preparo é muito simples. Você precisará de meio limão espremido e 100 ml de água, fria ou morna. A forma mais prática é espremer o sumo do limão direto na água e ingerir logo em seguida.

Outra opção para ingerir esse líquido é colocar fatias de limão dentro do copo ou jarra. Não há necessidade de acrescentar açúcar ou outro tipo de adoçante. Tome em jejum ou até meia hora antes da primeira refeição do dia.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!