Dica do Nutricionista

Conheça os benefícios de 5 opções de leites vegetais

Por Redação Doutíssima 11/11/2015

Elaborados a partir de grãos, sementes e cereais, os leites vegetais são uma alternativa para substituir o leite de origem animal na dieta. Para as pessoas intolerantes à lactose ou vegetarianas, essas bebidas representam uma alternativa saudável para o organismo.

Segundo a nutricionista Liane Buchman, da clínica BodyHealth, os leites vegetais são opções altamente nutritivas e saudáveis. “Mas é importante ressaltar que não possuem proteínas de alto valor biológico, ou seja, não contêm todos os aminoácidos essenciais para suprir as necessidades proteicas. Por isso, devem ser consumidos junto com outros alimentos”, explica.

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Versão em soja é uma das várias opções de leites vegetais para incluir na dieta. Foto: iStock, Getty Images

Vantagens dos leites vegetais

Há várias opções para quem deseja incluir os leites vegetais na dieta. “Alguns exemplos são o leite de soja, o leite de arroz, o leite de amêndoa, o leite de aveia e o leite de castanhas”, cita Liane. De acordo com ela, eles podem ser consumidos em diferentes momentos do dia, como no café da manhã ou no lanche da tarde.

Não existe uma quantidade ideal a ser consumida, pois isso depende das necessidades proteicas de cada indivíduo, que são determinadas a partir de uma avaliação específica e individual. Mas para quem deseja substituir o leite de origem animal pelo vegetal, vale a pena entender melhor os benefícios:

Leite de soja

Segundo a nutricionista, o leite de soja possui um efeito positivo na prevenção do câncer, devido às isoflavonas presentes na soja. Além disso, ajuda a controlar a diabetes e o colesterol alto.

Leite de arroz

Liane explica que os leites de arroz geralmente são enriquecidos com niacina, vitamina B12, vitamina A, vitamina D e ferro, muito importantes na manutenção da saúde.

Leite de amêndoas

“Por ter um baixo índice glicêmico, o leite de amêndoas auxilia no emagrecimento e no controle da diabetes. Ele tem pouca gordura, por isso também ajuda na prevenção de doenças cardiovasculares”, diz a especialista.

Leite de aveia

Conforme destaca Liane, o leite de aveia é de fácil digestão e contém bom teor de fibras, o que ajuda a diminuir o colesterol e os triglicérides. Assim, melhora o funcionamento digestivo e garante maior saciedade.

Leite de castanhas

“O leite de castanhas é uma fonte de gordura saudável para o organismo, possui baixo índice glicêmico e é um potente antioxidante, contribuindo para a prevenção de câncer e envelhecimento. Por não conter colesterol também ajuda a prevenir doenças cardiovasculares”, resume.

Dicas para consumo dos leites vegetais

Os leites vegetais podem, inclusive, ser preparados em casa. “Os leites de amêndoa e castanha, por exemplo, são simples de fazer”, indica a nutricionista. Basta apenas deixar as castanhas ou amêndoas de molho na água por várias horas, depois bater no liquidificador e coar.

“Vale lembrar que a proporção é de uma xícara de castanhas ou amêndoas para três copos de água filtrada. O leite de aveia também é fácil: é só bater uma xícara de aveia em pó com duas xícaras de água no liquidificador e coar”, acrescenta.

Mesmo considerando o alto valor nutricional dos leites vegetais, é importante ter cuidados em relação ao consumo. “Eles são contraindicados para pessoas intolerantes à soja ou castanhas, por exemplo”, lembra Liane. Além disso, se o indivíduo não for intolerante à lactose, ele não precisa substituir o leite de origem animal pelo vegetal.

“É importante reforçar que se não houver necessidade de restrição, o leite de vaca não precisa ser substituído. Mas se você quiser optar por retirar o leite animal da dieta, procure um profissional nutricionista para orientá-lo corretamente e elaborar um plano alimentar adequado, de acordo com suas necessidades nutricionais”, conclui.

 

 

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