Filhos

Manual de etiqueta: como ensinar boas maneiras às crianças

Por Redação Doutíssima 05/07/2015

Se você morre de vergonha quando o seu filho coloca os cotovelos na mesa ou não agradece um presente, é importante conversar sobre boas maneiras. Ensinar algumas regras de etiqueta para as crianças é uma parte importante da educação dos pequenos porque os prepara para serem grandes adultos.

 

Importância das boas maneiras

Um recente levantamento realizado pela Disney Entertainment Company com mil pais australianos revelou que três a cada quatro deles sentem que as crianças de hoje são menos comportadas do que as das gerações passadas.

boas maneiras

“Por favor” e “obrigado” são palavras importantes para a educação de uma criança . Foto: iStock, Getty Images

Muitos observaram que cortesias básicas como “por favor”, “obrigado” e “desculpe-me” estão cada vez mais em desuso, e que boas maneiras à mesa, comunicação e respeito pelos mais velhos também têm sido um ponto fraco entre as crianças.

 

Esse estudo revelou ainda que a maior parte dos pais acredita firmemente que boas maneiras continuam sendo muito importantes, e que vários deles estão se voltando a especialistas para obter ajuda.

No entanto, é possível incorporar algumas lições de boas maneiras por conta própria, fazendo com que as crianças realmente entendam e consigam reproduzi-las.

 

Dicas de boas maneiras para crianças

Comece com um conjunto básico de regras para os seus filhos, e cobre-os para que as respeitem dentro de casa. Porém, vá com calma. É importante não sobrecarregar os pequenos ou sufocar seu desenvolvimento através da introdução de conceitos que eles ainda não estão prontos para captarem.

 

A partir dos 18 meses, as crianças começam a compreender que existem certos atos sociais aceitos. É nesse momento que você pode incentivar um aceno de “olá” ou “adeus”.

É um primeiro passo, que servirá para ensinar-lhe a como reconhecer e cumprimentar as pessoas. Com o tempo, é possível avançar e ensinar outros pontos importantes para ter boas maneiras.

 

Abaixo, estão algumas das lições mais comuns de etiqueta que cada criança deve saber:

1. Por favor

Quando você pedir algo, dizer “por favor”.

 

2. Obrigado

Quando você receber alguma coisa, dizer “obrigado”.

3. Com licença

Quando você precisar interromper ou chamar a atenção de alguém, dizer “desculpe-me” ou “com licença”.

4. Fofocas

Não fofocar sobre outras pessoas, tampouco fazer brincadeiras de mau gosto.

5. Tosse e espirros

Cobrir a boca quando tossir ou espirrar e, principalmente, não se esquecer de lavar as mãos depois.

6. Higiene

Não limpar o nariz em público.

7. Ajuda

Quando precisar da ajuda de alguém, dizer “obrigado”.

8. Guardanapo

Manter sempre um guardanapo em seu colo quando comer, e usá-lo para limpar a boca.

9. Na hora da refeição

Não se atravessar sobre a mesa para pegar alguma coisa, pedir que alguém passe o que eles desejam.

10. Conversa

Não falar alto em lugares públicos, principalmente em restaurantes.

11. Tropeços

Se tropeçar em alguém, dizer “desculpe-me”.

12. Telefone

Jamais usar o telefone no momento das refeições.

13. Sorriso

Ter um sorriso para todos que encontrar.

 

Como é possível perceber, essas são lições de etiqueta muito simples e fáceis, e que até mesmo uma criança pequena compreende e pode começar a praticá-las.

Reforce-as bastante com seus pequenos, e certamente seu filho será muito educado e respeitoso. Muitas vezes, é difícil recriminá-lo, mas lembre-se que é a maneira para prepará-lo e torná-lo uma criança que todos vão querer ficar ao redor.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!