Qualidade de vida

Mosaico é alternativa terapêutica para combater o estresse

Por Redação Doutíssima 05/07/2015

Além de enfeitar ambientes, o mosaico é uma técnica de artesanato que consegue ajudar – e muito – quem sofre com o estresse e a tensão do dia a dia. Chegar em casa e se dedicar à criação de lindas imagens a partir de pedaços de cerâmica ou até mesmo papel pode ser uma atividade de relaxamento capaz de mudar a sua vida.

 

O que é a arte mosaico?

Essa forma de arte consiste em pequenas peças recortadas que, quando coladas próximas umas das outras, conseguem produzir um desenho ou uma imagem. Ela pode ser feita a partir de quaisquer materiais e sobre qualquer superfície.

mosaico

Tipo de arteterapia promove diminuição do estresse e melhora na função cognitiva. Foto: iStock, Getty Images

Quer alguns exemplos? Ao andar pelas ruas, você certamente irá perceber alguma arte com essa técnica. O monumento do Cristo Redentor, inaugurado em 1931 no Rio de Janeiro, teve toda sua superfície externa revestida de mosaico de pedra sabão verde. Além disso, o artista brasileiro Di Calvalcanti também já o utilizou em algumas obras.

 

Essa técnica surgiu há mais de sete mil anos, e tem origem na palavra “mosaicon”, que significa “musa”. Nos dias de hoje, ela é usada de diversas maneiras – não é raro vê-la aplicada em quadros, paredes e móveis, nesse último caso dando um toque personalizado à peça.

O mosaico ainda é visto como uma forma de arteterapia, que já demonstrou ter o poder de reduzir estresse e produzir relaxamento.

 

Mosaico pode ajudar a aliviar o estresse

A arteterapia é uma forma de terapia expressiva que usa o processo criativo de fazer arte para melhorar uma pessoa do ponto de vista físico, mental, emocional e do bem-estar.

Ela é capaz de ajudar o indivíduo a resolver problemas, bem como desenvolver e gerenciar seus comportamentos e sentimentos, reduzir o estresse e melhorar a autoestima e a própria consciência.

 

É desnecessário ser um artista para se beneficiar dessa arte. Inclusive, há profissionais que muitas vezes trabalham com você. Realmente, o mosaico pode ser usado para aconselhamento por terapeutas, cura, tratamento, reabilitação, psicoterapia e, no sentido amplo do termo, é capaz de fornecer ao indivíduo uma compreensão mais profunda dele mesmo.

 

De acordo com um estudo publicado na revista Stress and Health, a terapia criativa usando a arte, como o mosaico, é um excelente programa de treinamento da mente. Os pesquisadores concluíram ainda que ele está ligado à diminuição do estresse em mulheres com câncer de mama.

 

A pesquisa analisou 18 mulheres que tinham essa doença. Algumas foram designadas para fazer um curso de arte e outras para frequentar um curso de educação – em ambos os casos, por oito semanas.

 

Passado esse período, os estudiosos observaram que aquelas que se envolveram com a arte tiveram alterações positivas relacionadas ao estresse, à recompensa e às emoções – principalmente menos ansiedade, um dos sintomas mais comuns em pacientes com câncer.

 

Além disso, evidências também indicam que a arteterapia e outras terapias artísticas criativas estimulam a função cognitiva em adultos mais velhos que têm demência ou doenças relacionadas e podem reduzir a depressão em pacientes com doença de Parkinson.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!