Dia a Dia > Qualidade de vida

Aprenda a fazer arranjos de flores para decorar a sua casa

Por Redação Doutíssima 22/10/2015

Apesar de demandar atenção e delicadeza, os arranjos de flores podem mudar e melhorar o ambiente da casa. Peças monocromáticas por vezes parecem hostis, sem graça e até mesmo não transmitem boas sensações às pessoas.

 

Se você gosta de plantas e quer alegrar o lar, confira dicas de decoração capazes de renovar e fortalecer energias.

arranjos de flores istock getty images doutíssima

Arranjos de flores são excelentes para renovar e alegrar os ambientes da casa ou do trabalho. Foto: iStock, Getty Images

 

Escolha das flores

O primeiro passo para montar os arranjos de flores é escolher aquelas espécies que mais lhe agradam. Não existe necessariamente uma regra para que fiquem harmoniosas. Por isso, o importante é começar também pelas cores que deseja usar.

 

Rosas, orquídeas, girassóis, gérberas e cravos podem ser o ponto de partida. Se é a primeira vez que que irá montar uma decoração com as flores, opte por algo mais simples, mas que ao mesmo tempo seja criativo. Veja abaixo o que cada flor pode significar:

 

Orquídeas

 

Considerada rara e exótica, a orquídea transmite uma mensagem de riqueza, requinte e bom gosto. Na Grécia Antiga, simbolizava a virilidade e a fertilidade, mas na cultura japonesa tradicional, significava bravura e coragem.  

 

Cravos

 

É a flor escolhida para aqueles que nasceram no mês de janeiro. Além disso, os cravos simbolizam amor, fascínio e distinção.

 

Rosas vermelhas

 

Apesar de representarem o símbolo do amor e da paixão, as rosas vermelhas dentro dos arranjos de flores podem destacar a decoração e deixar o ambiente mais romântico.

 

Girassóis

 

Seu nome significa “flor do sol”. A principal característica dessa espécie é ser heliotrópica, ou seja, ela gira o caule para sempre posicionar a flor na direção do sol. Ainda, os girassóis trazem a mensagem da felicidade, calor, lealdade, entusiasmo e vitalidade, além de refletir a energia positiva do sol.

 

Gérberas

 

Muito semelhante ao girassol, as gérberas possuem cores vibrantes para o seu arranjo. Independente da tonalidade, essa espécie simboliza a pureza e inocência, beleza da vida e energia positiva da natureza.

 

arranjos de flores infográfico doutíssima 

Como montar arranjos de flores

Após escolher e comprar aquelas plantas que mais agradam, o próximo passo é fazer uma limpeza das hastes. Retire espinhos, folhas ou qualquer impureza que esteja junto da flor. Em seguida, posicione todas lado a lado, formando um buquê, e então faça um corte diagonal em seus caules.

 

Com a ajuda de um arame para jardinagem, prenda as hastes, mas deixe as flores bem distribuídas e com uma certa distância entre elas. Escolha um vaso que harmonize com as espécies e cores escolhidas e prepare uma boa base para que durem.

 

Para aumentar o tempo de vida dos seus arranjos de flores, coloque uma esponja para jardinagem no fundo do vaso e espirre água. Crave os caules na superfície e adicione palha ou musgo para preencher o espaço restante. Faça a limpeza do vaso, trocando a água e o material orgânico pelo menos uma vez por semana.

 

Deixe as flores longe de ventos fortes e do ar-condicionado. É importante também não usar água gelada nas plantas, pois ela causa um choque térmico e diminui o tempo de resistência das flores.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre arranjos de flores ? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!