Exercícios

Body balance: modalidade alia ginástica com técnicas da ioga

Por Redação Doutíssima 13/07/2015

Trabalhar o corpo e relaxar a mente ao mesmo tempo: essa é a proposta do body balance. Nas aulas dessa modalidade, são combinados movimentos de pilates, tai chi chuan e ioga.

 

Os exercícios e as posturas funcionam para que seja adquirida uma maior força e definição muscular sem provocar a hipertrofia. Depois de algum tempo praticando, já é possível perceber melhora na flexibilidade, respiração e equilíbrio.

body balance

Modalidade que une ginástica e ioga diminui o estresse e promove fortalecimento muscular. Foto: Shutterstock

Para realizar o body balance, é necessário foco e concentração. Como é feito fora da academia, não ocorrem muitas interferências de barulho, música, conversas e pessoas nos exercícios. Por isso, além de fortalecer o corpo, a atividade ainda reduz o nível de estresse.

 

Conforme um estudo publicado na Revista Brasileira de Prescrição e Fisiologia do Exercício, essa modalidade proporciona benefícios físicos em aulas calmas que incluem exercícios de força resistência, equilíbrio flexibilidade e meditação.

 

Esse treino é ideal para quem busca aliar técnicas diferentes de ginástica para definir o corpo sem aumentar os músculos. Quer praticar? Saiba como.

 

Benefícios do body balance

Apesar de ser leve e tranquilo, o body balance não é um treino simples. É necessária extrema concentração para que os movimentos sejam feitos corretamente. A região central do corpo, chamada de core, precisa estar sempre contraída para ficar mais fácil manter a estabilidade nas posições.

 

A respiração precisa ser controlada, a fim de que haja bom desenvolvimento da musculatura durante o trabalho corporal.

 

As roupas para a prática devem ser confortáveis e leves, sem uso de acessórios como brincos, colares e pulseiras, que impedem a flexibilidade e podem machucar. Toda a essência dos exercícios deve ser procurada com equilíbrio, para conquistar tonificação corporal e relaxamento.

 

Em uma aula de body balance, com aproximadamente 45 minutos, é possível eliminar até 350 calorias, dependendo do seu condicionamento físico e intensidade das atividades. Ou seja, se você busca emagrecer, a modalidade pode ser uma aliada. No dia a dia, você também poderá perceber a melhora na flexibilidade e na resistência do seu corpo durante as tarefas cotidianas.

 

Com a coordenação motora aprimorada, você também terá mais equilíbrio. As tensões musculares nas pernas e nos braços são reduzidas e é possível relaxar mais tranquilamente, já que a corrente sanguínea flui melhor. É como se todos os benefícios das modalidades integradas fossem conquistados em apenas um treino.

 

Como é feito o body balance?

Se você está à procura de um treino que mande embora a flacidez e o estresse, o body balance vai corresponder às suas expectativas. Com uma combinação de exercícios fortalecedores, integrando ioga e pilates, principalmente, essa modalidade oferece toda a intensidade necessária para deixar o corpo em forma de um modo tranquilo e revigorante.

 

O ideal é que os exercícios desse treino sejam feios de duas a três vezes por semana, para garantir um resultado mais rápido e eficiente.

 

Ele é indicado para mulheres e homens que desejem dar forma ao corpo, conquistar curvas, perder medidas e fortalecer os membros sem aumentar os músculos. Os ambientes das aulas podem ser internos ou externos, mas sempre prezam pela harmonia e silêncio.

 

Durante o treino, são realizados movimentos de ginástica, que objetivam melhorar a flexibilidade, a postura e definir curvas. As técnicas inspiradas no pilates, no thai chi e na ioga exigem concentração e calma, o que deixa tudo mais relaxante.

 

Assim, os benefícios não são apenas físicos, mas também mentais. Os participantes conquistam controle de respiração e ativam neurotransmissores que promovem bem-estar.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!