Especialidades

Roupa de cama limpa ajuda a prevenir problemas de saúde

Por Redação Doutíssima 18/07/2015

Depois de um dia corrido e intenso, tomar um banho relaxante e deitar em uma cama macia e cheirosa é um desejo de muitos. Nesse contexto, a roupa de cama tem papel fundamental, já que seu bem-estar e sua saúde dependem da condição das fronhas e lençóis.

A roupa de cama deve ser trocada a cada semana – se não houver necessidade de substituir antes. As fronhas precisam de trocas mais frequentes, no mínimo duas vezes por semana. E preste atenção em algo muito importante: o fato de suas peças estarem guardadas no armário não significa que estão impecavelmente limpas.

roupa de cama

Fronhas e lençóis devem estar limpos para evitar presença de ácaros e bactérias. Foto: iStock, Getty Images

Se você passa muito tempo sem usá-las, o mais adequado é lavá-las antes de colocar em sua cama novamente.

Transpiração na roupa de cama é prejudicial

No caso das fronhas, não abra mão da troca. A transpiração que ocorre durante a noite e o contato dos cabelos direto com o tecido deixam odores no travesseiro. A situação fica ainda mais grave quando quem dorme de boca aberta deixa escorrer a saliva. O resultado, além da sujeira, é o mal cheiro.

Assim, a saúde é afetada diretamente com o descuido da roupa de cama. Asma, bronquite e rinite são algumas das complicações decorrentes da falta de higiene com lençóis e fronha. Essas crises alérgicas resultam em processos inflamatórios agudos e isso tudo pode evoluir para quadros graves como tosse, falta de ar e obstrução do nariz.

Mas os riscos não param por aí. Não trocar lençóis e fronhas pode implicar ainda em pneumonia e infecções por bactérias. O resultado é uma queda na qualidade de vida, já que o tratamento exige o uso de medicamentos potentes como antibióticos e anti-inflamatórios.

 

roupa de cama 

Minúsculos hóspedes da roupa de cama

A maioria desses problemas de saúde, que podem surgir a partir da negligência com a roupa de cama, tem uma explicação: os ácaros. Eles se acumulam na cama, nos lençóis, fronhas, colchão e na roupa. São seres microscópicos que se alimentam da descamação da pele humana, que ocorre durante a noite.

Parece um filme de terror, mas você pode minimizar bastante todos esses riscos. A presença dos ácaros é ainda pior para os alérgicos, que podem ter todos os seus sintomas potencializados e assim, desenvolver complicações de saúde como as já citadas acima. Além de lençóis e fronhas limpos, você deve manter seu quarto arejado.

As janelas devem ser abertas para permitir a circulação de ar e a incidência dos raios de sol. No dia da troca da roupa de cama essa é uma boa opção. O importante é que tudo esteja limpo.

Segundo uma pesquisa desenvolvida na Universidade de Kingston, na Inglaterra, manter a cama desarrumada é uma maneira de eliminar os ácaros que vivem ali, que podem ser em torno de um milhão. Os ácaros necessitam de umidade e calor para sobreviver.

E, de acordo com esse estudo, uma cama que está bagunçada tende a ficar mais fria e seca do que a que estiver arrumada, o que leva os ácaros à morte por desidratação. Então, deixar a cama bagunçada, de vez em quando, não é um pecado mortal. Desde que esteja limpa.

Se você é daquelas pessoas que não abrem mão de um cheirinho em seus lençóis, vá além do amaciante, use produtos específicos para vaporizar quando a cama já estiver arrumada ou quando for passar as peças. Escolha o aroma que mais combina com seu estilo e relaxe.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!