Dica do Nutricionista > Especialidades

Conheça os alimentos que vão te ajudar a ter uma boa noite de sono

Por Redação Doutíssima 05/06/2014

Se você sofre de insônia ou tem grandes dificuldades para dormir, saiba que existem alguns alimentos que podem lhe ajudar a ter uma boa noite de sono. O triptofano é uma substância que favorece o trabalho do nosso corpo em restabelecer o equilíbrio durante a noite de sono.

Uma vez no cérebro, o triptofano aumenta a produção da serotonina, substância conhecida como o hormônio do bom humor, que tem poder sedativo e ajuda a induzir e melhorar o sono.

Tomar leite morno antes de dormir pode ajudar a ter uma boa noite de sono. Foto: Shutterstock

Tomar leite morno antes de dormir pode ajudar a ter uma boa noite de sono. Foto: Shutterstock

Leite para uma boa noite de sono

O leite é uma fonte de triptofano, ou seja, tomar uma xícara de leite morno antes de dormir pode ajudar a ter uma boa noite de sono. O mel também tem seu valor, pois o carboidrato simples facilita a entrada do triptofano no cérebro. Neste caso, você pode adoçar o leite morno com uma colher de mel.

O alface, por sua vez, possui uma substância chamada lactucina, com efeitos calmantes, lhe proporcionando uma boa noite de sono. Chá de camomila também relaxa e diminui a agitação, induzindo o sono. Tomar uma xícara deste chá um pouco antes de dormir é uma boa sugestão.

Para quem prefere as frutas, existem aquelas que também podem lhe ajudar a ter uma boa noite de sono. O maracujá é uma fruta que possui propriedades que também funcionam como calmante, por isso, ele ajuda a dormir. A banana também é rica em triptofano e, assim, é uma boa opção comer uma depois do jantar.

Outros hormônios

Outro hormônio que estimula o sono é a melatonina presente no gergelim. Os cereais são fontes de carboidrato e vitamina B6, nutrientes que colaboram com a sua noite de sono. Inclua uma colher no iogurte ou acrescente na fruta picadinha.

A insulina também tem papel importante no padrão do sono. A hipoglicemia, ou baixa quantidade de açúcar no sangue, costuma ocorrer à noite porque é quando não nos alimentamos. Quando o nível de glicose cai, a adrenalina é liberada como uma fonte secundária, mas, como ela é estimulante, pode levar a distúrbios do sono. Para evitar o quadro, é preciso ingerir carboidratos, que favorecem o aumento nos níveis de insulina. Como fontes de carboidratos, estão os pães, cereais, biscoitos e massas.

A vitamina B6 também pode ser encontrada no frango, no atum, na banana, em cereais integrais e no arroz integral. Já o magnésio está em alimentos como tofu, soja, caju, tomate, salmão, espinafre, aveia e também no arroz integral.

O que não fazer antes de dormir

Para se ter uma boa noite de sono, especialistas recomendam não tomar líquidos que são fontes de cafeína, pois eles estimulam o sistema nervoso central. A cafeína está presente em alimentos como o chocolate, o café, o chá preto ou mate, no guaraná, em refrigerantes à base de cola e em bebidas alcoólicas.

No caso de este tipo de bebida ser consumida, é aconselhável que seja feito em até quatro horas antes de ir dormir. Para ter uma boa noite de sono, tranquila e sem pesadelos, antes de ir para a cama, não exagere na quantidade de alimentos ou em comidas gordurosas.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

Saiba mais:

 

Mito ou verdade: dormir bem melhora a memória

Comer para dormir melhor: Conheça os melhores alimentos contra insônia

Ficar muito tempo sem dormir pode ser sinal de sonorexia. Conheça os sintomas, causas e tratamento

Não consegue dormir? Saiba como a melatonina pode ajudar no tratamento da insônia

10 Dicas para dormir bem todas as noites

Como programar uma boa noite de sono e acordar bem disposto

Doença do sono: sintomas, causas e tratamento