Especialidades

Entenda por que a higiene corporal é importante para prevenir doenças

Por Redação Doutíssima 25/10/2014

A higiene corporal é vital para a saúde das pessoas e deve ser incorporada à sua rotina. Ter uma higiene adequada pode prevenir várias doenças, como hepatite, gripe e problemas intestinais e estomacais.

higiene-corporal

Os cuidados diários com a higiene começam pelo básico: o banho. Foto: iStock, Getty Images

9 hábitos de higiene corporal

 

Conheça 9 hábitos de higiene corporal que você deve adotar em sua rotina:

 

1. Fuja da umidade

 

Coloque sempre as tolhas e roupas íntimas para secar ao sol. Evite deixá-las secando em cima da cama ou no banheiro. Se você deixar essas peças secando em lugares úmidos, além de demorar mais para secar, elas vão estar mais propicias a pegar algum fungo ou bactéria. Como você vai utilizar a tolha e a roupa íntima depois, a bactéria vai provocar doenças em seu corpo.

 

2. Lave as mãos

 

Lave as mãos muitas vezes por dia, crie esse hábito em sua rotina. Antes de comer e depois de ir ao banheiro você já sabe, mas antes de ir ao banheiro e depois de comer também é importante higienizar.

 

Se tiver em banheiros públicos ou do trabalho prefira sabonetes líquidos. Durante o dia, nossas mãos passam por muitos lugares e encostam-se em tudo. Se você não tiver cuidados, vai ficar fácil pegar alguma infecção.

 

3. Escove os dentes sempre

 

Às vezes pode dar aquela preguiça, mas lembre-se que muitas doenças podem se desenvolver em sua boca se você não escovar os dentes. Outra dica importante é não compartilhar a escova. Mesmo que seja com o seu companheiro, não compartilhe. A escova de dente precisa ser um objeto individual, que esteja sempre com você.

 

4. Mantenha-se seco

 

Não fique com roupas molhadas por muito tempo. Pode acontecer de você tomar aquele banho de chuva e chegar em casa toda molhada. Imediatamente, tire a roupa e tome um banho. Ficar com roupa molhada secando no corpo, é um jeito ideal de conquistar alguma bactéria.

 

5. Banho fora de casa

 

Cuidado com higiene corporal quando for tomar banho na academia e em outros banheiros públicos. Não misture a sua toalha com as de outras pessoas. Você pode pegar diversas doenças se não tiver esse cuidado, incluindo o HPV. E se possível não divida a toalha com outras pessoas.

 

6. Evite andar descalço

 

Cuidado com o ato de andar de pés descalços. Muitas pessoas gostam, porque é confortável, entretanto, diversos fungos e vermes podem ser transmitidos pelo ato de andar descalço.

 

7. Atenção às privadas

 

A higiene corporal recomenda que você evite se encostar em privadas de banheiros públicos. Nunca faça isso. Você pode pegar infecção urinária e outros problemas de saúde. Você sempre precisa pensar que você não sabe quem foi que sentou ali antes de você.

 

8. Objetos pessoais

 

Não compartilhe roupas íntimas, mesmo que seja com as amigas. Mesmo sendo pessoas próximas, você pode pegar alguma infecção, além de ser anti-higiênico.

 

9. Cuidados diários

 

A dica mais básica de higiene corporal: tomar banho todos os dias. Pode parecer óbvio, mas é importante reforçar a importância desse hábito. Ficamos expostos à poluição e sujeiras e é importante para a saúde nos limparmos diariamente. Cuidado também para não levar cartões de crédito, dinheiro e outros pertences para a cama.

 

 


Sites parceiros