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Qualidade de vida

Banho relaxante é importante aliado contra o estresse. Veja como preparar

Por Redação Doutíssima 26/08/2014

Depois de um dia estressante no trabalho, todo mundo logo pensa em ir correndo pra casa e tomar aquele banho relaxante para aliviar as tensões do dia a dia. O que muita gente não sabe é que a imersão do corpo na água, além de ser muito relaxante, pode ser terapêutica e um complemento para uma vida saudável.

Banho relaxante reduz dores e tensões

O relaxamento muscular profundo, associado com um bom banho quente, pode ajudar a reduzir cólicas, dores de cabeça e melhorar a elasticidade muscular. O processo é semelhante a uma massagem, por isso, depois de um dia cansativo, preparar um banho relaxante pode ser a solução para aliviar o estresse. Veja na sequência como preparar um banho perfeito para você relaxar.

banho-relaxante

Um bom banho pode reduzir cólicas, dores de cabeça e ainda relaxar os músculos. Foto: Shutterstock

7 passos de um banho relaxante

1. Escolha um óleo de banho

Primeiro, escolha um óleo para banho perfumado. Aromas florais, como lavanda, jasmim, e rosas são associados com o relaxamento e podem ajudar a aliviar o cansaço e proporcionar um estado de relaxamento mais rápido. Adicione os óleos na banheira quando estiver com a metade cheia, isso vai ajudar a dispersá-los uniformemente por toda a água.

2. Temperatura da água

Um banho quente é o melhor para relaxar o corpo. A temperatura da água ideal para um banho para relaxar é de 33° C. Certifique-se de usar o seu pulso e não a sua mão para testar a temperatura da água, pois ele é mais sensível, assim como outras áreas do corpo.

3. Use sal de banho

A maioria das pessoas está acostumada a ficar alerta o tempo todo e, por isso, durante o banho, sua mente ainda está trabalhando, o que torna impossível o total relaxamento. Massagear suavemente os sais de banho em seu corpo vai ajudar a envolver a sua mente, além de reduzir a inflamações e ajudar a desintoxicar a pele e aumentar a circulação sanguínea, o que ajuda a aliviar a tensão e revitalizar o corpo através do banho relaxante.

4. Use algumas velas

O banheiro com luzes brilhantes pode não ser uma boa alternativa na hora do seu banho relaxante. Em vez disso, use a luz de algumas velas espalhadas pelo banheiro e na borda da banheira. Isto irá criar um clima mais tranquilo e, assim, seu corpo e mente podem descansar.

5. Feche seus olhos

É importante fechar os olhos durante o seu banho relaxante. Se for difícil ficar de olhos fechados, qualquer coisa que lhe obrigue a manter os olhos fechados pode ser a solução. Tente rodelas de pepinos, uma compressa de gelo ou embebidas em chá de camomila gelado.

6. Tenha uma trilha sonora

Uma música que você goste ou melodias mais lentas podem garantir o sucesso no processo de relaxamento. Enquanto você escuta a música, tente levar a sua mente a outro local, em uma situação que lhe dê satisfação.

7. Continue relaxado

Deixe o seu telefone desligado por uma hora ou mais e apenas aproveite este tempo para si mesmo. Tome uma xícara de chá e leia um livro. Quer mais conforto? Aqueça uma toalha no micro-ondas, envolva-a em torno de seu pescoço e tire uma soneca profunda e merecida.

 

 

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